Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 16/05/2011 13:37 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

SESC busca manter hegemonia do Dia do Desafio

O Serviço Social do Comércio (SESC) fez festa na noite da última quinta-feira para o lançamento do Dia do Desafio, realizado no dia 25 deste mês. A cerimônia foi aberta pelo diretor da entidade no município, Sérgio Tibúrcio e contou com diversas autoridades, como o vice-prefeito Beto Rocha, o secretário de Gabinete Felippe Toneti e a diretora de Esportes Nilda Graciliano. Para quem não ouviu falar, o Dia do Desafio é um evento que “incentiva a prática regular de atividade física e esportiva para manutenção da saúde”.
As cidades se inscrevem e, de acordo com seu porte, concorrem entre elas para um confronto. Apesar dos funcionários do SESC serem unânimes que o mais importante é incentivar a saúde, é bom destacar que a unidade de Jacarezinho já participa há dez anos e nunca foi derrotada. No ano passado, competimos com a cidade de Tecolutla (México).
O vice-prefeito José Roberto Rocha destacou a relevância das atividades físicas para a manutenção de uma vida saudável. “Nosso gestão preza pela saúde em todas as frentes. A prática de esporte, da movimentação do corpo, melhoram a circulação e previnem doenças”, falou Beto.
Já a diretora de Esportes abordou o trabalho conjunto entre a Prefeitura e o SESC. “Nossa forte parceria com o SESC se consolida em eventos como este, o Passeio Ciclístico, entre outros. Se faz muito importante que órgão públicos e entidades competentes se unam em prol de benfeitorias à população”.
O diretor do SESC, Sérgio Tibúrcio agradeceu à todos os presentes e destacou que apenas 15 minutos de atividade física já melhoram muito a saúde de uma pessoa. “O Dia do Desafio foi criado no Canadá e difundido pelo mundo. No Paraná, são 347 cidades participando. O regulamento prevê que as atividades serão realizadas seguindo o cronograma mas, sem deixar de respeitar as características locais de cada lugar”, disse.
A coordenadora do Dia do Desafio em Jacarezinho é Márcia Torres. Ela destaca que o primeiro ano foi o mais complicado. “Tudo era novidade e foi difícil principalmente no aspecto de conseguiu apoio publicitário. Mas nos anos seguintes, a colaboração do comércio foi aumentando potencialmente e hoje conseguimos organizar um evento com relativa facilidade” comentou.
Só no Paraná, foram 5.200.000 pessoas participando no ano passado. Pelo fato de ser uma unidade regional, o SESC Jacarezinho também enviará funcionários seus para atender as cidades da região. Alexandre Dumas cobrirá Ibaiti, Carlópolis, Guapiraman, Quatiguá e Jundiaí. Já Alexandre Pereira, Japira, Jaboti, Pinhalão, Siqueira Campos, Tomazina e Pinhalão. Wagner Pereira é responsável por Wencesalu Braz, Santana do Itararé e Salto do Itararé, além de São José da Boa Vista. Elaine cuida de Cambará e Fernando Henrique de Paula, Santo Antonio da Platina. Todos levarão suporte técnico para o desenvolvimento das atividades, que começam à meia noite e vão até as 21h do dia 25, que cai em uma quarta-feira.