O prefeito

Publicado em: 13/05/2011 17:58 | Autor: Alfredo Jorge / Rômulo Madureira / Departamento de Comunicação

Prefeita relembra data histórica para o país

Hoje, 13 de maio, é lembrado em todo o país o dia da abolição da escravatura. Foi neste dia, nos idos de 1888 que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, determinando a proibição desta prática. Em tese, na época a abolição garantiu que todos os negros fossem livres, mas não viabilizou medidas para que os ex-escravos conseguissem melhores condições de trabalho.

A renitente discriminação social e racial fazia com que ficasse impossível que os libertos arrumassem um emprego ou pudessem colocar seus filhos em escolas. Tal descaso das autoridades e falta de vontade de mudança de toda uma sociedade conservadora resultou em prejuízos incalculáveis.

Recém chegada de Brasília, a prefeita de Jacarezinho Tina Toneti fez questão de prestar esta homenagem, relembrando toda a história e a contextualizando com o presente. “É uma data para colocarmos a mão na consciência do estrago socio-econômico e racial que nossos antepassados fizeram”, enfatizou. Tina lembrou que os danos são sentidos ainda hoje, não só no preconceito, como também nas relações sociais. “Primamos por uma política pública de inclusão social. É uma bandeira do nosso partido e a aplicamos em Jacarezinho”, disse.

Governos do PT apresentam vertiginosa inclusão

Depois de citar as dívidas sociais de nossa sociedade, a prefeita Tina Toneti comentou que o governo Lula multiplicou o número de jovens negros na universidade. “O resultado das políticas públicas do Partido dos Trabalhadores salta aos olhos. Nos últimos sete anos, o número de jovens negros que entraram nas universidades foi superior ao do registrado nos últimos 20 anos”, comentou. O país conta hoje com um milhão de estudantes negros em cursos superiores.