Publicado em: 02/02/2009 10:14 | Autor: Dep.comu/Marcos brito

Amunorpi elege presidente de consenso

O prefeito de Carlópolis, Isaac Tavares da Silva (PMDB) foi eleito por aclamação, presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro, a Amunorpi. A eleição foi realizada na sede da Associação em Joaquim Távora e contou com a presença de todos os prefeitos filiados à entidade. O novo presidente deverá assumir a entidade em reunião de posse, marcada para o dia 6 de março, no Clube Tubarão, na Ilha do Ponciano, em Carlópolis. A Amunorpi possui 26 municípios localizados no Norte Pioneiro e é considerada uma das mais importantes Associações de Municípios do Estado. “Nós pretendemos incentivar uma série de programas dos governos federal e estadual em todos os nossos municípios e manter a união de todos os prefeitos nesta empreitada”, afirmou o presidente Isaac Tavares da Silva.

A Amunorpi é presidida pelo ex-prefeito de Jaboti, Jorge Domingos de Siqueira. Ele deverá permanecer no cargo até a posse do no presidente, prevista para março. Jorge Siqueira destacou que na sua gestão, muitos programas foram inseridos nos municípios do Norte Pioneiro. Ele destacou a concretização e efetivação da Universidade Estadual do Norte do Paraná, a UENP, o Território do Rio das Cinzas, Cursos de Administração Pública desenvolvidas em várias cidades e a participação maciça dos prefeitos da Amunorpi em eventos regionais, estaduais e nacionais. “Existe uma tradição e uma seqüência de conquistas que envolveram outros presidentes da Amunorpi. A cada ano uma ou outras conquistas se tornaram realidade. Todos os ex-presidentes da nossa Associação contribuíram para que projetos e programas importantes fossem  iniciados e concluídos com sucesso. Esperamos que o prefeito de Carlópolis também tenha sucesso na sua administração como presidente da Amunorpi”, observou Jorge Siqueira.

Três deputados participaram da reunião que elegeu Isaac Tavares da Silva presidente da Amunorpi. O Líder do governo na Assembléia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) e os deputados Federais Alex Canziani (PTB) e André Vargas (PT) destacaram a integração que existe entre os municípios e a entidade representativa. Para Romanelli, a união dos prefeitos e a participação efetiva deles nos assuntos que envolvem a região, fortalece o grupo e permite avanços significativos. “A Amunorpi tem uma história de conquistas regionais que qualquer outra associação possui. É distinta pelo seu trabalho e pela união de prefeitos e autoridades nas causas regionais”, disse o deputado. Outro parlamentar que elogiou a Amunorpi foi Alex Canziani. Segundo o deputado, a Amunorpi é considerada a melhor Associação de Municípios do Paraná, pela sua estrutura, pela sua capacidade de união e pelo empenho dos seus prefeitos. “Que me desculpem os outros prefeitos de outras associações, mas a Amunorpi é sem dúvidas a mais dinâmica e mais importante associação de municípios do Paraná”, destacou o deputado.

O deputado André Vargas aproveitou o encontro para alertar os prefeitos da crise econômica que o Brasil e o mundo estão atravessando. Conforme Vargas, é preciso ter cautela e muito cuidado com os excessos administrativos. “Muitos prefeitos e prefeitas estão assumindo pela primeira vez e é importante que todos tenham os pés nos chão para superar as dificuldades que poderão surgir ao longo deste ano. Tenho certeza que aqui na Amunorpi os prefeitos estão preparados e cautelosos para enfrentar a crise”, disse o parlamentar. Durante a reunião, a Chefe da 19 Regional de Saúde, Cleide Cesco, anunciou a implantação, este ano, de programas importantes para os municípios como as Unidades de Pronto Atendimento – UPAs, Salas Emergenciais e Motolâncias. Antes da escolha do presidente da Amunorpi, foi eleita a nova diretoria do Consorcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro, o Cisnorpi. O prefeito de Quatiguá, Efraim Bueno de Moraes foi eleito presidente.

Após cumprir com agenda de gabinete, na tarde de sexta-feira, 30, Tina Toneti foi a Joaquim Távora para acompanha e participar da eleição da nova diretoria do CISNORPI (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro) e da composição da nova presidência da AMUNORPI (Associação dos Municípios do Norte pioneiro).

A prefeita foi recebida pelo deputado federal Alex Canziani, que a parabenizou pela reeleição e pela conquista em Jacarezinho, “2009 será um grande ano para o Norte Pioneiro, pois graças ao empenho da prefeita Tina Toneti Jacarezinho terá uma unidade do IFET”, destacou o Canziani.

Durante sua permanência na associação, Tina Toneti passou a direção do CISNORPI ao prefeito de Quatiguá, Efraim Bueno de Moraes, que terá a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho que a prefeita de Jacarezinho estava realizando frente ao Consórcio.

Durante sua gestão frente à instituição Tina Toneti melhorou o atendimento aos municípios e ampliou as especialidades em atendimento, além de doar uma área em Jacarezinho para a construção do novo ambulatório.