Desde o último dia 20 de Abril, a Casa de Velar José Carlos Kalan já pode ser utilizada pela população. A Casa fica no bairro Aeroporto, mas pode ser utilizada pelo morador de qualquer região do município. O prédio, que já tinha a infraestrutura concluída, agora oferece cozinha completa, sanitários e acomodações para o uso da comunidade (sem qualquer custo). Tudo isto para proporcionar um pouco mais de conforto para os familiares em um momento tão difícil.
Uma das salas já está completa, com cadeiras, suporte para os caixões, bíblia e para as coroas de flores, cortesia de uma funerária da cidade. Caso o familiar prefira utilizar outras empresas funerárias utilizando o espaço da Casa de Velar, é indiferente, poderá fazê-lo sem qualquer problema.
Dois vigilantes se revezam na segurança, das 19h às 7h, todos os dias. A estagiária Gabriela Duarte foi contratada pela Secretaria de Administração para cuidar do local e ficar com a chave. Ela está alocada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Qualquer pessoa pode utilizar o serviço. Portanto, se o óbito de um familiar ocorrer das 7h às 19h, a chave deve ser retirada no CRAS do Aeroporto. Se a morte acontecer no período da noite, a família deve se dirigir diretamente à Casa de Velar, onde um dos dois guardas a receberá. Eles já estão orientados ao modo como devem proceder. Mais informações podem ser conseguidas na Secretaria de Assistência Social pelo telefone 3911-3107.
O nome da Casa de Velar, José Carlos Kalan, é uma homenagem a um servidor municipal muito querido na cidade, que atuou na equipe de limpeza urbana e na Secretaria de Administração.