A Secretaria Estadual da Educação e o Sistema Fecomércio Sesc Senac firmaram um convênio para realização, em 17 municípios, de atividades em contraturno nas escolas da rede estadual que oferecem Ensino Médio. O vice-governador e secretário Flávio Arns e o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, informaram que a meta é atender 2.550 alunos em 2011.
As atividades ocorrerão em turno contrário ao da escola, três vezes por semana, completando uma carga horária anual de 189 horas pelo Sesc e 112 horas pelo Senac. Serão desenvolvidas atividades diversificadas e complementares, com ênfase nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.
Também serão ministradas aos estudantes aulas de oratória, comunicação, informação profissional, além de palestras sobre empregabilidade, empreendedorismo e oficinas profissionalizantes. Haverá também ações de formação continuada para os profissionais da educação e cursos de valorização social para a comunidade.
As atividades estão previstas para começar no dia 5 de maio, em municípios onde existem unidades do Sesc e do Senac: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba (unidade Sesc Portão), Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Toledo e Umuarama.
COMUNIDADE - Toda a comunidade escolar será envolvida. Para atingir pleno sucesso, o programa vai incluir também a família, os professores e a escola, em ações paralelas e no intercâmbio de experiências com os instrutores do Sesc e do Senac.
"Este será um grande passo para nossos jovens, que poderão se preparar o mundo do trabalho através de instituições da mais alta credibilidade como é o Sistema Fecomércio Sesc Senac. A participação da comunidade escolar, inclusive da família dos estudantes, é fundamental para a formação integral desses jovens", avalia Flávio Arns.
O secretário ressalta que uma das metas do governo Beto Richa é intensificar a oferta de educação em período duplo nas escolas do Paraná. "Parcerias como esta vão oferecer educação em período integral em todas as escolas", disse.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, a proposta é aprimorar o rendimento dos alunos na escola e integrar os estudantes no mercado de trabalho.
"É essencial melhorar os indicadores da educação fundamental no Paraná, complementando a atuação do Estado com as atividades do Sesc. Na sequência, o Senac irá fornecer os conhecimentos necessários para que esses jovens conquistem o primeiro emprego", afirma Pianna.