Saúde

Publicado em: 25/04/2011 15:10 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Continua vacinação contra gripe comum

Iniciada em Jacarezinho na última quarta-feira, 20 de Abril, a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe comum) continua nesta e nas próximas semanas, só terminando no dia 13 do mês que vem. A abertura oficial aconteceu em cerimônia no Asilo São Vicente de Paulo. No Asilo, foram 48 idosos imunizados. Todos eles foram reunidos no novo Salão de Descanso, um espaço amplo (480m²) construído dentro do prédio da Instituição e que deve dar mais liberdade e conforto aos idosos.
A Irmã Maria Gomes da Silva, religiosa da congregação Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo, está há apenas dez meses em Jacarezinho, mas já percebe o apoio da sociedade para tais ações. “É uma graça não precisarmos nos deslocar para receber a vacina. Podemos perceber que os meios existem. A ciência faz a parte dela usando seu conhecimento, mas Deus é quem cura”, disse.
A presidente da instituição benemérita Ana Brum agradeceu toda a sociedade que colaborou na construção deste grande salão de descanso e visitas, amplo e arejado. “Foi uma grandiosa obra, toda ela construída com a ajuda da sociedade. A isso podemos atribuir a articulação de nossa equipe técnica em angariar esses fundos e, principalmente, ao coração aberto dos jacarezinhenses”, relatou. O vice-presidente do Asilo é Antonio Palhares.
Hospedado no Asilo, Pedro Vieira, de 58 anos, concorda com a religiosa. “Deus faz a parte dele, mas nós precisamos fazer a nossa. Todo ano recebemos esta vacina. É uma proteção a mais”, fala. Seu xará, Pedro Antonio Rodrigues, de 61, trabalhou quase toda a vida na lavoura e elogia o novo Salão de descanso.
A prefeita Tina Toneti ratificou seu compromisso com a Saúde de todas as faixas etárias da sociedade. “A vacinação contra gripe comum diminui consideravelmente as chances de o idoso precisar ser internado e a internação é a maior causa de infecções nos hospitais. Precisamos continuar alertas”, disse.
A secretária Municipal de Saúde Andréia Kalil ressaltou que os familiares de idosos acamados precisam comunicar o Posto de Saúde ou a Vigilância Epidemiológica para que os agentes de saúde possam ir até a casa dos doentes e vaciná-los.
Até dia 13 de maio, a estimativa do departamento de Vigilância Epidemiológica é que sejam vacinados cinco mil idosos, 500 crianças (de seis meses a dois anos), 500 gestantes e 500 trabalhadores de Saúde que atendem diretamente doentes de gripe comum. Esta vacina utiliza o antígeno produzido pelo Instituto Butantã e é preconizada pelo Ministério da Saúde.