O prefeito

Publicado em: 22/04/2011 20:40 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Tina Toneti participa de celebração à data

Na última terça-feira, 19 de Abril, foi comemorado o dia do Exército. Como presidente da Junta Militar da cidade, a prefeita Valentina Helena de Andrade Toneti participou da sessão solene em homenagem ao Exército Brasileiro na manhã do referido dia no Conjunto Amadores de Teatro (CAT). O evento serviu também para o juramento à bandeira dos atiradores dispensados do Serviço Militar obrigatório neste ano.
O compromisso foi conduzido pelo Delegado da Junta Militar Paulo Gilmar de Farias Teixeira. “Os rapazes precisam entender que, mesmo dispensados, devem agir sob as disposições legais e conscientes dos deveres que a Constituição impõe a todos os brasileiros, inclusive a de estarem solenemente prontos para atender eventuais convocações de emergência”, ressaltou. O delegado disse ainda que esperava que aquele momento contribuísse para que os jovens fossem cada vez mais capazes e colaborativos com o país e com suas famílias. “Muitos de vocês gostariam de servir, mas trabalhamos com um contingente pré-definido. Há diversas outras áreas em que vocês podem ser úteis à nossa nação.
A prefeita de nosso município iniciou seu discurso salientando que as Forças Armadas do Brasil (Exército, Marinha e Aeronáutica) estão entre as dez mais bem preparadas do mundo, além de serem a 2ª das Américas e a mais bem equipada e capacitada da América Latina. “Em 19 de Abril comemoramos o dia de uma das três grandes Forças do País, a que garante a segurança de nossas divisas com o Exterior. Em tempos de paz, as tropas de preparam para levar alimentos, auxiliar em campanhas sociais e pesquisas científicas, além de apoiar em grandes eventos e pleitos eleitorais, ficando sempre alertas à soberania nacional, principalmente nas bases fixas montadas em locais de maior difícil acesso”, disse. Tina abordou ainda a contribuição acadêmica e científica do Instituto Militar de Engenharia, um dos melhores e mais promissores do mundo. A prefeita citou Olavo Billac, que defendeu o serviço militar obrigatório (o poeta defendia que a Educação do país só seria alcançada através do Exército) e quebrou o protocolo, convidando todos a cantarem o Hino à Bandeira (a capella).
Continuando, a secretária da Junta Juliana Botelho efetuou a leitura de uma carta referente à profissão militar, escrita por Muniz Barreto e de título “Carta ao Rei de Portugal” (1893).
As palavras do chefe da Instrução do Tiro de Guerra 05-007 subtenente Willian José Aguiar trouxeram à tona o surgimento do Exército, lá nos idos de 1648 com a Batalha dos Guararapes (PE), quando “mestiços, índios e negros” se uniram para derrotar uma fora estrangeira, soldados holandeses, que estavam em número pelo menos duas vezes maior. “Temos o dever de lutar pela manutenção da integridade, soberania e paz em nosso Brasil. É dada a esta geração o dever e o sonho de sairmos da posição de uma potência emergente para figurar como ator principal do mundo”, disse. Um pronunciamento do Comandante geral do Exército, general Enzo Martins Peri também foi exibido, assim como vídeos institucionais.
Estavam presentes ainda o capitão da reserva Luiz Carlos Bereza, o tenente Castilho, da Polícia Militar representando o Comandante da PM, tenente coronel Airton Sergio Diniz, além da presença ilustre do Major Geraldo Mendes de Oliveira, que integrou a Força Expedicionária Brasileira.
Um dos muitos dispensados por excesso de contingência era Klayton Louis Anselmo, de 19 anos, mesmo caso de Valter Eleodoro Silveira Jr., de 18 anos. Outro motivo recorrente era a inflexibilidade de horário no trabalho, como aconteceu com Roseno Franco e Gregory Henrique de Lima, de 19 anos. Já com Felipe Anderson de Souza Rocha, também de 19 anos, o casamento é que foi o motivo da dispensa. Quem não se apresenta ao serviço militar obrigatório fica impedido de prestar concursos, votar, ser admitido em faculdades e assinar carteira de trabalho. Caso isso tenha acontecido com você, é preciso procurar a Junta Militar de Jacarezinho, que fica junto à sede da Prefeitura Municipal.