Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 15/04/2011 10:43 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Nascem dois primeiros bezerros de programa municipal de inseminação

O programa municipal de inseminação artificial rendeu seus primeiros resultados nesta semana. Dois bezerros inseminados nasceram em propriedades rurais de Jacarezinho. A criação do projeto foi pedida pela prefeita Valentina Toneti ao secretário de Agricultura José Antonio Costa e viabilizado pelo secretário de Planejamento Nelson Paulino. Somente em 2010, foram 100 inseminações realizadas pelo corpo técnico da Prefeitura. Nasceram apenas os primeiros dois.
Já são 15 pequenos produtores contemplados com o projeto público. A primeira inseminação realizada foi em 16 de junho do ano passado. A prefeita Tina destaca que o programa beneficia produtores de leite que não teriam condição para de conseguir uma inseminação artificial particular. “Eu que sempre morei no sítio sei a dificuldade que é conseguir melhorias para nossa produção. Acho essencial aquecer a economia rural da cidade, que além de gerar riqueza para o município, ainda agrega valor para aqueles produtores que mais precisam”, comenta.
O secretario Municipal de Agricultura José Antonio Costa conta que este processo garante a melhoria genética dos bezerros. “É um sistema que envolve tecnologia de ponta com botijão especial, aparelhagem, veículos, agregando muito investimento. Faremos mais cem inseminações neste ano”, diz Costa, acrescentando que os produtores de leite interessados em aderir ao programa devem procurar a secretaria de Agricultura, que atende pelo telefone 3911-3060.
Já o diretor de Assistência Técnica, veterinário Rodrigo Grandini Saraiva explica que o cruzamento com o melhor touro da região não será melhor (geneticamente) do que o resultado alcançado com a inseminação artificial, independente até da qualidade do touro. “Nossa meta é evoluir rapidamente. Já para o 2º semestre, queremos implantar a técnica do sêmen sexado, que nos dá 90% de probabilidade da cria nascer fêmea”, finaliza.