Administração

Publicado em: 14/04/2011 14:34 | Autor: Departamento de Comunicação / Foto de Alfredo Jorge / Texto de Rômulo Madureira e João Luccas Thabet

Prefeitura institui Ginástica Laboral para servidores municipais

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho, através da Secretaria de Administração, instituiu nesta semana o projeto de Ginástica Laboral para os servidores. A implantação ocorreu por intermédio do Departamento de Medicina do Trabalho e busca melhorar a relação do servidor com o trabalho, ocasionando melhorias fisiológicas, psicológicas e sociais.
A ginástica, constituída de alongamentos e exercícios por todas as partes do corpo, é feita em grupo. Na Prefeitura, a atividade é desenvolvida, orientada e supervisionada pela educadora física Camila Ramos dos Santos. Dentro das suas muitas indicações, está a prevenção de doenças sérias como a Lesão pelos Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Oste-musculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
A prefeita Valentina Toneti ressaltou que a proposta integra o conjunto de medidas tomadas em sua gestão em prol do bem estar dos funcionários. “Procuramos desde o início fazer um mandato moderno, diferenciado e voltado para o social da população, assim como para o bem estar dos funcionários. A Ginástica vem para complementar nossas atividades já instituídas de Recursos Humanos e aumentar a produtividade dos serviços oferecidos à população”, disse.
De acordo com o secretário de Administração João Luccas Thabet Venturine, o projeto já apresenta resultados concretos. “Embora sua implantação seja muito recente, já podemos perceber que a medida foi aceita pela grande maioria dos funcionários. Em todas as Secretarias, há relatos da participação e apreciação por parte dos servidores”, comenta. Segundo João Luccas, “o sucesso do projeto concentra-se na interação promovida entre os servidores de um modo geral, bem como na consolidação de um projeto de saúde preventiva”.
A coordenadora Camila Santos atua com os estagiários Diego Melchior de Oliveira e Aline de Aguiar Mendonça. Ela destaca a receptividade dos servidores municipais em relação à execução do projeto. “Tem sido muito gratificante conferir a resposta positiva. Traçamos horários distintos para cada setor da Prefeitura. Por exemplo, o da secretaria de Conservação Urbana é logo às 6h30. Tem sido muito gratificante ir para lá tão cedo e já encontrar os servidores entusiasmados. Todos estão animados em relação ao desenvolvimento do projeto”, comenta.
O projeto (piloto por enquanto) abrange as secretarias de Administração, Conservação Urbana, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Planejamento, Finanças, Social, Gabinete e Educação. O objetivo é formar multiplicadores de maneira que todas as Secretarias que compõem a estrutura administrativa possam ser plenamente atendidas.
O vice-presidente da Comissão Interna para Prevenção de Acidentes (CIPA) Wellington Alves Farias lembrou a relevância dessa atividade também na preservação da integridade física dos servidores. “Estudos já comprovaram que a Ginástica Laboral no serviço faz com que os funcionários se concentrem melhor e estejam, portanto, menos suscetíveis a se acidentar em seu trabalho”, fala.
Além das já comprovadas benfeitorias para a saúde dos trabalhadores (correção da postura, aumento da circulação do sangue, alívio das tensões, melhoria da flexibilidade e diminuição da sensação de fadiga), a prática também reforça a auto-estima (na medida em que muda a rotina e desenvolve o conhecimento e elasticidade do corpo) dos servidores, mostrando a preocupação da Prefeitura com seu bem estar. Nos estudos realizados por profissionais da área, são apontados ainda importantes avanços sociais como eventual surgimento de lideranças, integração de grupo e melhoria no relacionamento entre os funcionários.

História da Ginástica Laboral

De acordo com o Conselho Federal de Educação Física, “os primeiros registros da prática de Ginástica Laboral são de 1925. Neste ano, na Polônia, operários se exercitavam com uma pausa adaptada a cada ocupação particular. Alguns anos depois esta ginástica foi introduzida na Holanda e na Rússia”. Ainda segundo o Conselho, foi na década de 60 que a prática se difundiu pelo restante da Europa, Estados Unidos que, através da NASA, acrescentou resultados significativos favoráveis ao exercício. No Brasil, atividades físicas entre trabalhadores já datam de 1901, mas propriamente Ginástica Labora, nos idos de 1973, quando empresas começaram a investir em opções de lazer e esporte, tendo como firma pioneira a Fábrica de Tecido Bangu, do Rio de Janeiro.