Geral

Publicado em: 08/04/2011 15:56 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura fala sobre coleta seletiva e animais soltos na rua

Coleta seletiva

O departamento do Meio Ambiente compareceu na última quarta-feira à Vila São Pedro, na rua José Pavan (próximo ao CRAS) visando apurar a denúncia feita por um portal noticioso da região. Segundo a notícia, no referido dia, na manhã da própria quarta (6), os funcionários da Associação dos Coletores de Material Reciclável de Jacarezinho (Assomarja) – ligados à Prefeitura – (que trabalham na coleta seletiva do lixo) haviam deixado garrafas descartáveis jogadas no chão.
Os funcionários do departamento esclarecem: “Verificamos que havia apenas uma sacola jogada no chão. De fato, haviam garrafas PET, entretanto, estavam misturadas com lixo orgânico. Isto tira o valor comercial do material reciclável. Pedimos mais uma vez que a população separe o lixo corretamente. Não é complicado. Basta que o lixo orgânico não fique na mesma sacola dos materiais recicláveis”. A Prefeitura pede a colaboração de todos, assim como já foi dito em tantas campanhas de conscientização.

Cavalo solto na rua

Outro fato veiculado em sites de notícias de Jacarezinho foi de que um cavalo estaria andando livremente na tarde de ontem, quinta-feira (7), pelas principais vias da cidade, entre elas, a rua Paraná. Os representantes de sites solicitaram esclarecimentos à Prefeitura.
Informamos que este cavalo foi perseguido, enlaçado e recolhido minutos depois pela empresa terceirizada que é responsável pelo serviço em nossa cidade, a Rhonda Conservação e Limpeza M.E., sem quaisquer danos à integridade física do animal.
Conforme está descrito no artigo 66 do Código de Posturas do Município (Lei nº 44-2010): “Os animais de grande porte que sejam caracterizados como gado que forem encontrados nos logradouros públicos das áreas urbanas do Município serão apreendidos e recolhidos ao depósito do Município, da concessionária ou de entidades congêneres”.
O proprietário do cavalo ainda não foi identificado e ele permanece abrigado em depósito da Prefeitura. De acordo com o departamento Jurídico, caso exceda o prazo de dez dias sem que o dono apareça, o animal será leiloado por entidade competente. Caso resolva ir buscar seu cavalo, de acordo com o setor de arrecadação do município, a multa prevista para o proprietário de um animal apreendido na rua é de R$70 por dia no depósito.

Mais eventuais dúvidas podem ser esclarecidas com uma leitura do Código de Posturas, disponível para download abaixo da foto (arquivos relacionados).