Saúde

Publicado em: 07/04/2011 11:26 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura não esmorece em Guerra contra Dengue

A aparente mudança no quadro de Dengue enfrentado por Jacarezinho não mudou o comportamento dos órgãos municipais competentes. Principalmente porque segundo a Vigilância Epidemiológica, não há nada que confirme que a incidência de casos está diminuindo. A Vigilância Sanitária permanece com seu trabalho de eliminação de focos casa a casa e palestras de conscientização. Mais que isso, a equipe de agentes de endemias já trabalha com a prevenção para o Verão 2011/2012, com o Levantamento de Índices por Amostragem (L.I.A.).
Os Postos de Saúde permanecem abertos em horário excepcional para atender doentes de Dengue e os funcionários da Vigilância Epidemiológica, continuam trabalhando com horário de expediente ampliado. Mesmo que haja eventual diminuição na procura em horários específicos no Postão, este fato pode ser justificado pelo fato de muitos doentes já preferirem se tratar em casa.
A Prefeitura alerta que o problema da Dengue é uma luta constante e que somente um levantamento técnico poderá afirmar se a doença de fato deu uma trégua. Andando pelas ruas e observando o trabalho, fica fácil constatar que não há qualquer indício de que o poder público tenha esmorecido, já que todas as atividades permanecem sendo feitas, sendo inclusive um dos motivos mais contundentes dessa “aparente amenização no quadro de epidemia”.
Voltando a falar sobre o L.I.A., o coordenador da Vigilância Luiz Carlos Ferreira conta que o trabalho de campo para a identificação do índice foi finalizado ontem, quarta-feira. “Agora vamos condensar as informações, identificar as larvas coletadas e digitalizar os dados no sistema”, diz. O coordenador explica ainda que através destes estudos, o município poderá saber com exatidão densidade vetorial (mosquitos circulantes), índice de infestação predial (por imóvel residencial / comercial) e por depósito / criadouro. “É possível até determinar se o depósito predominante foi em lixo, pneu ou caixa d’água, possibilitando um direcionamento maior ainda de nosso trabalho”, finaliza.
De acordo com a prefeita Tina Toneti, o mais importante no L.I.A. é que ele irá servir de avaliação de todas as ações já realizadas até agora para programar com exatidão as que estão em curso e as futuras. “O combate à Dengue não diminuiu, muito menos estacionou. Daqui para frente, a atitude será a mesma, mais pedidos de recursos ao Estado e ao Governo Federal, mais investimento em insumos, mais cobrança em cima da vigilância e ratificar que a população adote uma postura consciente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que o L.I.A. esteja abaixo de 1%”, disse.
Mesmo com todo o perigo explicitado pela doença, ainda é comum encontrar moradores com telhas, entulhos, garrafas, lonas e demais objetos que acumulam água nos quintais de casa. É importante frisar que os agentes de endemias não tem como função exercer um papel paternalista de limpar o lixo várias vezes na casa de cada cidadão. Os agentes comunitários continuarão auxiliando os agentes de endemias quando for necessária ajuda física como em arrastões ou mutirões. Mas quem possui os conhecimentos técnicos para manejo de larvicidas e demais produtos químicos, além da correta aplicação, são mesmo os agentes de endemias. A Vigilância Sanitária disponibiliza relatório dia-a-dia das atividades efetuadas no mês de março.