O prefeito

Publicado em: 05/04/2011 16:30 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Mais de trinta instituições descem em desfile comemorativo do aniversário da cidade

O tradicional desfile comemorativo do aniversário de Jacarezinho levou 33 instituições à rua Paraná na noite do último sábado. Atiradores do Tiro de Guerra 05/007, policiais do 2º Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Patrulha Escolar, Instituto Federal (IF), Escolas Municipais de Educação Infantil, Complexos Educacionais, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Universidade Aberta, Associação Jacarezinhense de Reabilitação ao Deficiente Auditivo e Atendimento ao Deficiente Visual (Ajadavi), Serviço Social do Comércio (SESC), Escolas Municipais de Ensino Fundamental, dois Colégios Estaduais, Escoteiros “Desbravadores”, Shotokan Karatê e Escola de Samba Obatalá.
As comemorações cívicas já haviam começado na manhã de sábado. Às 8h, com presença dos poderes militares constituídos no município e Câmara de Vereadores, o vice-prefeito Beto Rocha hasteou os pavilhões municipal, estadual e nacional.
A prefeita Tina Toneti destacou que o aniversário de 111 anos de Jacarezinho é um ótimo motivo para afirmarmos nossas origens. “Os desfiles hoje não tem a mesma conotação de antigamente, mas a tradição cívica está muito presente em nossa sociedade em todos os momentos, seja nas mais triviais como datas comemorativas ou nas de repercussão mundial como posses de presidentes. Essas demonstrações são essenciais tanto para a demonstração de soberania como para a educação dos mais jovens”, comentou. Tina abordou ainda o potencial econômico de nossa cidade, desde os idos do início do século retrasado com o café e cana-de-açúcar até as últimas décadas, com a instalação de tantas faculdades importantes, o Instituto Federal, expectativa de sediar o Sub-grupamento do Corpo de Bombeiros, investimentos em Saúde, Infraestrutura e Habitação, em uma gestão moderna e humanizada.
Organizadora do grandioso evento, a diretora municipal de Esportes Nilda Graciliano agradeceu aos parceiros de todas as áreas da Prefeitura Municipal. “Precisamos nos lembrar da Polícia Militar que deu segurança nas imediações do desfile, ao Corpo de Bombeiros, aos acadêmicos da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e à equipe do departamento de Esportes”, disse a diretora, que ainda completou “dos anos que eu presenciei, foi o melhor desfile”.
O representante da Polícia Militar, capitão Márcio Jaquetti, destacou o apoio maciço da população. “Nós que sempre apoiamos os eventos do poder público chegamos a nos surpreender com o comparecimento dos cidadãos. Foi um evento bem organizado, que seguiu à risca os horários e foi concluído de forma bastante produtiva a todos. Chamaram minha atenção também as faixas trazidas pelos jovens das escolas, prezando pelas preocupações sociais”, disse. O desfile iniciou perto das 19h e pouco depois das 22h já havia sido concluído.
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros Angelino José de Siqueira, o desfile à noite foi melhor para as crianças. “Não participei do desfile em outros anos, mas tenho a experiência de apoiar a organização de eventos parecidos em outras cidades. A Prefeitura está de parabéns por toda a estrutura”, comentou. O Corpo de Bombeiros foi responsável pela inspeção e liberação do palanque e do evento em si.
Segundo o chefe da instrução do Tiro de Guerra, subtenente Willian José Aguiar, o desfile foi importante para os atiradores por ser a primeira aparição em um evento militar. “Este primeiro contato com o público, de serem vistos como os protetores da Pátria é essencial para a formação do espírito necessário para servir ao Exército brasileiro”, disse. O subtenente enfatizou a importância de as crianças terem contato com os atiradores. “Sei que muitos dos pequenos têm a curiosidade e o desejo de saber como funciona a carreira militar. Este contato é importante”, finalizou.
Para alcançar este nível de organização, o departamento de Esportes preparou croqui utilizando o mapa de forma que as instituições não se posicionassem em fila reta. Por exemplo, a 11ª entidade a descer já estava posicionada na primeira rua perpendicular à Paraná, ou seja, na Coronel Cecílio Rocha, assim por diante, nas ruas Marechal Deodoro, Cândido Fortes e Quintino Bocaiúva.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Ismênia de Lima Peixoto, Mary Neuza Domingues de Oliveira, as crianças são as que mais se divertem com o evento. A escola tem mais de 500 alunos e levou cerca de 90 à rua Paraná. “Além de ser um dia diferente e divertido, desfilar os faz melhorar seu comportamento. Principalmente as crianças da faixa etária referente ao 3º, 4º e 5º anos. O desfile cívico é um forte complemento para a educação moral de respeito à Pátria, cidadania e à história da cidade”, disse. Os alunos do 5º ano também trabalham com o Proerd – Programa de combate às drogas em parceria com a Polícia Militar. A coordenadora conclui agradecendo ao poder público municipal. “A prefeita sempre nos fornece toda a estrutura necessária para desenvolver um bom trabalho junto com as crianças, que acaba beneficiando a toda a comunidade”, diz.