Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 05/04/2011 09:27 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Presidente da Abipla vem à Jacarezinho entregar caminhão

Em meio aos festejos de aniversário dos 111 anos de Jacarezinho, a presidente da Associação Brasileira dos Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) Maria Eugênia Proença Saldanha compareceu à cidade para legitimar a entrega do caminhão baú para coleta seletiva, conseguida pelo município no ano passado através do processo de “logística reversa” e concretizada há cerca de uma semana.
O caminhão, na cidade há duas semanas, desceu na rua Paraná logo após a patrulha escolar ainda dentro do desfile Cívico-Militar, na noite do último sábado. A prefeita Tina Toneti agradeceu a presença da presidente, que veio à cidade especialmente para legitimar o acordo. Acompanhadas do presidente da Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Jacarezinho (Assomarja) Hamilton Rodrigues dos Santos, Tina e Maria Eugênia explicaram todo o processo finalizado com a entrega do veículo.
A “logística reversa”, luta constante do G-22 +1 (23 municípios pólo do Paraná) busca obrigar as empresas geradoras de resíduos a recolher seus produtos depois que o consumidor os utiliza. No caso das empresas de higiene pessoal, pelo aspecto dos resíduos, as empresas fornecem equipamento como contrapartida do dano causado ao Meio Ambiente. A Abipla e Abihpec (Maria Eugênia também representava o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, João Carlos Basílio), são empresas modelo nesta consciência institucional.
Entretanto, como conta Maria Eugênia, a Associação realiza avaliação/diagnóstico em cada cooperativa, para verificar quais os equipamentos mais adequados para fornecer às entidades: prensas, esteiras, elevadores, mesas de separação, de acordo com as necessidades. Mais ainda, só recebem esta contrapartida as Prefeituras que comprovarem a real necessidade, assim como possuírem um sistema de cooperados integrado e bem organizado, como é o caso de Jacarezinho com a Assomarja.
O secretário de Conservação Urbana e de Meio Ambiente Leonardo Costa Santos ressaltou a luta do G-22 e de sua equipe no sentido de provar que Jacarezinho era o mais indicado para este caminhão baú. “Como o poder público já tinha adquirido todos os equipamentos para a usina de coleta seletiva, pedimos o caminhão baú, o qual muitos duvidaram de que conseguiríamos, já que nenhuma outra cidade no Paraná foi contemplada. Felizmente o trabalho foi recompensado”, comentou. Depois de quatro meses, Cascavel também recebeu a notícia de que um caminhão também iria para o município.
O presidente da Assomarja Hamilton dos Santos contou que hoje são 25 pessoas na associação, que antes da criação do barracão, trabalhavam diretamente no aterro, enfrentando sol e chuva, em atividade insalubre, sem quaisquer equipamentos de segurança. “Um caminhão apenas já estava ficando incipiente para o volume de lixo que separávamos. Irá melhorar a qualidade e eficiência de nosso trabalho, com todo mundo saindo ganhando”, finalizou.