Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 29/03/2011 17:02 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Jacarezinho ganha caminhão de coleta seletiva para Assomarja

Jacarezinho foi a única cidade que comprovou real necessidade.O município aguarda agora outro caminhão baú (este de lixo orgânico) prometido pelo Instituto Ambiental do Paraná à Jacarezinho

Colhendo os frutos da luta pelo meio ambiente, a Prefeitura Municipal de Jacarezinho recebeu na última semana um caminhão baú para coleta seletiva. O equipamento, que será utilizado nos projetos municipais de destinação de resíduos de sólidos, foi doado pela Associação Brasileira de Indústrias de Higiene, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e pela Associação Brasileira de Indústria de Produtos de limpeza e afins.
A prefeita Tina Toneti agradeceu as duas associações pela doação e exaltou o trabalho de sua equipe nos trâmites até a concretização do processo. "Nosso município serve hoje como exemplo de cuidado com meio ambiente, até mesmo para cidades de maior porte. Quero agradecer, ao G-22 +1 ,e, de antemão, ao Instituo Ambiental do Paraná, que nos prometeu um outro caminhão de lixo orgânico para os próximos meses", disse.
As duas associações decidiram doar o caminhão para a Jacarezinho depois de intensas negociações. Há questão de dois anos, o Grupo de Trabalho conhecido como G22 + 1 (23 municípios pólo do Estado) notificou as empresas integrantes dessas associações para que elas apresentassem uma proposta nos moldes do processo conhecido como "logística reversa".
A implantação deste processo de respeito ao meio ambiente foi bem sucedida em Jacarezinho. O G-22 + 1 é o agente principal na logística reversa em todo o Estado, cobrando das empresas  a responsabilidade compartilhada para a destinação final ambientalmente correta dos resíduos sólidos urbanos. A indústria pneumática implantou a um ano e meio a logística reversa para o recolhimento dos pneus pós consumo gerados no município, assim como a Abilux, responsável pelo segmento das indústrias de lâmpadas que implantou o sistema de coleta para lâmpadas. É importante salientar que o critério adotado pela ABIPLA e ABIHPEC para o recebimento do caminhão era que os municípios tivessem um sistema de resíduos sólidos estruturado com coleta seletiva e associação ou cooperativa de catadores.   Jacarezinho tem a Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Jacarezinho (Assomarja), cuja usina de reciclagem própria com Equipamentos de Segurança e de separação de materiais, foi construída pela Prefeitura no Logradouro Rural, 237 (BR-153 em frente ao 2º Batalhão da PM). Quem explicou este raciocínio foi o secretário de Conservação Urbana e responsável pelo dep de Meio Ambiente Leonardo Costa Santos, comentando que entre todas as cidades, do grupo, apenas Jacarezinho e Cascavel conseguiram  comprovar a real necessidade deste caminhão.Provamos com muito esforço que o município tem tomado decisões importantes para a destinação de resíduos sólidos, outro fato positivo  foi o anuncio do Instituto Ambiental do Paraná de que o município será contemplado em breve com um caminhão coletor de lixo orgânico, finalizou o secretário.