A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Administração, promoveu a contratação da profissional de Educação Física, Camila Ramos dos Santos, que terá a incumbência de implantar o Programa de Ginástica Laboral no quadro dos servidores municipais.
Com destacada atuação e experiência no referido segmento, a contratação de Camila vem aparelhar o Departamento de Medicina do Trabalho que já conta com a atuação do Médico do trabalho Dr. Giovanni Piccinini, da Enfermeira do Trabalho Fernanda Calixto Sales, bem como do Cirurgião Dentista José Márcio Coeli.
A implantação da ginástica laboral provoca, nos servidores, reflexos de ordem social, psicológica e fisiológica e são inúmeras as vantagens para o ente público, como por exemplo, a efetiva melhoria do meio ambiente do trabalho, através de relações interpessoais saudáveis e felizes. Além disso, é a principal responsável pela redução de despesas por afastamento médico, por acidentes e lesões de trabalho; condiciona a melhora da imagem da instituição perante os funcionários e também da sociedade; além de aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho.
Nesse mesmo sentido, ainda, por meio da Ginástica Laboral, são coordenados exercícios específicos de alongamento, de fortalecimento muscular, de coordenação motora e de relaxamento realizado entre 10 a 15 minutos nos diferentes setores ou departamentos da entidade municipal, tendo como objetivo principal a prevenção e a diminuição dos casos de LER/DORT.
"Com a implantação da Ginástica Laboral é possível condicionar o servidor física e emocionalmente, de tal sorte que suas ações sejam sempre traduzidas na prestação de melhores serviços públicos à sociedade, destacou o Secretário de Administração João Luccas Thabet Venturine.
Além disso, a Prefeita Tina Toneti ressaltou que a valorização do servidor é e sempre foi uma das diretrizes de sua gestão. Os novos planos de cargos e salários já acenavam para essa realidade. No entanto, são necessários muito mais do que incentivos financeiros, pois é preciso dar condições adequadas de prestação de serviço, e isso importa, inquestionavelmente, entre outras coisas, na aquisição de equipamentos de proteção (EPI), bem como na manutenção de um sadio ambiente de trabalho, daí porque a implantação da ginástica laboral.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.