Os visitantes da Ficafé também participaram de rodadas de negócios, realizadas nos dois dias de evento. Além da comercialização de Cafés Especiais, a Ficafé também promoveu palestras técnicas e a exposição de máquinas e equipamentos para a condução da lavoura cafeeira, colheita e processamento do Café, limpeza, secagem, beneficiamento, mercado futuro,
Foram parceiros da Acenpp e do Sebrae o Governo do Paraná, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Paranaense de Assistência e Extensão Rural (Emater), Banco do Brasil, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Associação dos Municípios do Norte Pioneiro do Paraná (Amunorpi), Associação Paranaense de Cafeicultores (Apac), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop). “Nunca se teve uma feira deste porte em nossa região e Jacarezinho foi agraciada com um evento deste porte. É muito bom, pois podemos resgatar o Norte Pioneiro neste ramo de cultivo”, comenta o vereador Beto Rocha, de Jacarezinho e que também participou da Ficafé..
Vocação Regional
Os produtores de Cafés Especiais do Norte Pioneiro estão distribuídos em 45 municípios que compõem a região. A cafeicultura representa, para muitos deles, o primeiro lugar no Produto Interno Bruto (PIB) municipal. Ao todo são 7,5 mil propriedades, cerca de 60% das propriedades de Café no Paraná, com 42 mil hectares de área cultivada e produção média de um milhão de sacas ao ano. Os recentes resultados obtidos por produtores de café da região, em concurso de qualidade, estaduais e nacionais, comprovam o potencial para a produção de cafés finos. “Com um novo produto, tendo a marca da região, irá fortalecer os produtores de todo Norte Pioneiro. Podendo assim ter os valores que merecem neste competitivo ramo”, enfatiza Wilson Ferreira. O Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, não compareceu ao evento por não conseguir pousar no Aeroporto de Ourinhos (SP) devido as fortes chuvas que caíram na manhã na região durante a abertura da Ficafé.