Concomitantemente às medidas adotadas a curto e médio prazo pelos gestores do município, a Prefeitura Municipal continua promovendo cursos de Recursos Humanos para os Secretários de Governo e diretores gerais. Ministrado pela especialista na área Vilma Pimenta Cirilo Munhê com o tema “Missão, Visão e Valores”, projeto busca executar uma gestão pública mais profissional e menos burocrática, em mais uma medida adotada desde o início do governo Tina Toneti, de praticar uma administração pública moderna.
Na última sexta-feira, mais um encontro foi realizado, reunindo 30 pessoas, entre secretários e diretores que expuseram suas ideias respondendo ao questionamento “O que é uma melhor cidade para se viver?” (pensando aí no planejamento estratégico). Dentro deste viés, foram destacados os seguintes temas: Educação, Saúde, Infraestrutura, Segurança e Erradicação da pobreza (emprego e renda).
Aprofundando mais ainda, os participantes destacaram (entrando no planejamento tático) pontos da Educação, propondo que a educação cidadã seja aplicada de forma continuada e ainda que se consiga alcançar o valor “6” no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Neste aspecto, a prefeita frisou seu compromisso em promover a discussão com o Estado visando atingir a média mundial simultaneamente com a Prefeitura. Foram citadas ainda ações específicas de Saúde (como proporcionar condições para uma sociedade física e mentalmente saudável), infraestrutura (Saneamento, transporte coletivo, passeio com acessibilidade, iluminação pública, galeria de águas pluviais, asfalto e trânsito, além de plano de paisagismo e de gestão de meio ambiente).
Dentro da erradicação da pobreza, foram colocadas como prioridades deixar Jacarezinho na média do plano emprego (próximos 10 anos), com 4% de desemprego no máximo, além de continuar com o investimento na qualificação profissional em parceria com instituições, buscar formas de microcrédito para geração de rendas, atração de empresas de médio porte para o município, implementar a lei geral das micro e pequenas empresas, fixar os homens e mulheres no campo através de estabelecimento de condições e crédito fundiário e, finalmente, expandir ações do plano municipal de habitação.
“Este curso ratifica o compromisso de nossa equipe em se preocupar com a cidade não só por esta gestão, mas sim pelos próximos dez anos. Conseguimos até hoje fazer uma administração transparente e humanizada, diferenciada da maioria das Prefeituras, já que proporciona ao cidadão maior voz ativa. Através destes desdobramentos, podemos repensar o que está sendo feito certo e o que ainda precisa ser aprimorado”, observou a prefeita municipal.
Segundo o secretário de gabinete Felippe Toneti, cada vez mais é preciso que a auto estima dos pequenos empreendedores seja fortalecida. O secretário disse que é preciso que os gestores olhem, analisem e identificar os microempresários do município, detectando quais as outras possibilidades de negócios. Citando o exemplo da Comfibra, Toneti ressaltou que muitos dos membros já eram empreendedores mesmo antes de se reunir, só faltando o incentivo do órgão público.
A partir das estratégias, o plano é que nas próximas reuniões seja traçada a maneira operacional de ação dos gestores. Além disso, está sendo elaborada comunicação interna para que os funcionários saibam de tudo o que acontece em cada setor, no intuito de que trabalhem também mais motivados e tenham todas suas demandas atendidas.