Conservação Urbana

Publicado em: 14/03/2011 13:20 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Campanha Cidade Limpa vai limpar Jacarezinho

Foi lançada hoje, segunda-feira, a campanha “Cidade Limpa” – Abrace sua rua, seja o fiscal – verdadeira força-tarefa que irá abranger em cinco dias todos os bairros da cidade. Caminhões da Prefeitura, da empresa cata-galhos, além dos veículos cedidos por empresas da cidade, estão mobilizados para a ação, que envolve cerca de 50 pessoas, entre servidores públicos e colaboradores. São pelo menos quatro caminhões caçamba, quatro trucados além de mais quatro pás carregadeiras trabalhando o dia todo, sem contar o caminhão terceirizado do cata-galho.

O secretário de Conservação Urbana Leonardo Costa Santos agradeceu os órgãos e empresas parceiras (Dallon, Garra, D.E.R. e Usina Jacarezinho), que forneceram máquinas e pessoal para o trabalho, que complementou o maquinário e trabalho dos funcionários municipais. Santos contabilizou que só na manhã e tarde de hoje, foram feitas pelo menos 32 viagens de caminhões retirando materiais das vilas da região do Aeroporto e mais cerca de 15 nos outros bairros.

Se depender da Prefeitura Municipal, Secretaria de Conservação Urbana e Departamento de Meio Ambiente, Jacarezinho estará rapidamente livre dos terrenos sujos e abandonados, assim como móveis abandonados, entulhos e lixo. Entretanto, mantê-la assim deve ser um compromisso de toda a população. Além do objetivo principal de realizar esta varredura no lixo, a campanha tem também cunho educativo. Para tanto, foram confeccionados dez mil jornais de conscientização, que trazem os cronogramas corretos da coleta de lixo orgânico, cata-galhos e coleta seletiva, além das informações sobre o que fazer com os entulhos, como proceder para limpar seu terreno, valor das multas para quem não cuida de sua propriedade e o perigo desses pontos por se tratarem de foco de criadouro do mosquito da Dengue.

O material informativo foi distribuído concomitantemente com a passagem das máquinas, da mesma forma que será feito no decorrer da semana. Isto porque o cidadão que colocar os materiais fora da data do cronograma estará sujeito à notificação e multa, que varia de R$301 a R$1000 conforme a Lei nº 44/2010, o Código de Posturas do Município. Se mesmo depois de multado, o dono do terreno baldio não limpá-lo, a Prefeitura poderá efetuar o serviço no lugar do infrator e cobrar uma taxa pelo serviço prestado, que virá no IPTU do próximo ano.
Também já venceu o prazo da regularização de terrenos segundo a notificação por edital. Então se seu terreno está abandonado, melhor correr. Quando os fiscais passarem em sua propriedade, não haverá segunda chance.

A prefeita Tina Toneti, que participou da feitura do projeto e disponibilizou o maquinário e funcionários da Prefeitura, ressaltou que a coesão de todos os órgãos municipais é o que irá nos fazer vencer esta epidemia de Dengue. “Infelizmente, enfrentamos um momento crítico nestes primeiros meses do ano. Mas não podemos ficar parados, só reclamando. Agora é hora de continuar com ações efetivas para que consigamos fortalecer nossos sistemas de Saúde, de Conservação Urbana e de Vigilância Sanitária”, disse.

De acordo com o secretário Leonardo Santos, a campanha é um de seus desafios como titular da pasta, que assumiu há pouco mais de um mês. “Por se tratar de um problema emergencial, decidimos bancar esta empreitada e, mesmo de dissolução complicada, conseguimos mobilizar boa quantidade de pessoas e máquinas. Nossa linha de ação foi traçada de modo a objetivar maior limpeza em menos tempo e, finalmente tentar alcançar a parceria com a sociedade civil, para que a sujeira não volte a ser jogada na semana seguinte”, comentou Santos, lembrando do “trabalho árduo” desenvolvido pelos técnicos e biólogos do departamento do Meio Ambiente e pelos fiscais do Desenvolvimento Urbano, além dos funcionários da Cons. Urbana que trabalham nesta ação efetiva, todas contribuições “essenciais” para a viabilização de uma campanha dessa magnitude.

As donas de casa Maria Queiróz, de 57 anos e Ivete Fogaça de Souza, 41, aprovaram a iniciativa. “Importante este projeto de orientação à sociedade. Muitas vezes, nós mesmas adotávamos o procedimento errado. Agora sei o dia que tenho que colocar cada tipo de lixo para fora”, comentou Maria. Já Ivete torce para que a campanha consiga conscientizar aqueles vizinhos mais teimosos. “Não adianta nada limparmos a nossa casa se o vizinho deixa água parada”, finalizou.

Confira o dia em que a campanha passa em seu bairro e auxilie o trabalho da Conservação Urbana, colocando o lixo para fora no dia indicado abaixo:

SEGUNDA-FEIRA

Novo Aeroporto, B. Aeroporto, Residencial Paraíso, Nossa S. das Graças, Vila Leão, J. Cristo Rei, J Marimar, Alto da Boa Vista, Vila Ema, J. América, Vila Rosa, J. Alves, J. Barão, Parque Alvorada, J. Canadá

TERÇA-FEIRA

J. São Luiz 1 e 2, J. Castro, Dom Pedro Filipack, J. Delamura, J. Marina, J. João Afonso, J. Boa Vista, Pedro Scandolo, Vila Maria

QUARTA-FEIRA

Bairro Estação, J Kirei, Vila Prestes, Vila Ribeiro, Vila Santana, Vila Setti, J. Batista, Residencial Pompéia, Vila Maria Angelica, Vila Scyllas, Vila São Pedro, Jardim Ismênia, Residencial Jacarezinho 2, J. Scyllas Peixoto.

QUINTA-FEIRA

J. Panorama, J. Europa, Nova Jacarezinho, Morada do Sol, J. Maria Stela, J. Morumbi, Conjunto Anita Moreira, J. Leonor, Nova Alcântara.

SEXTA-FEIRA

Centro, Parque Bela Vista, J. São Francisco, J. Popular, J. São Paulo, J. Maria Lucia, Vila Rondon, J. Santa Rita, Vila Jardim, Vila Delminda.