Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 24/02/2011 12:09 | Autor: Créditos fotos: Divulgação / Escola Cantinho Meu - Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rôm

EMEI Cantinho Meu propõe projeto institucional contra a doença

Projeto institucional realizado pelas professoras da Escola Municipal de Educação Infantil (E.M.E.I.) “Cantinho Meu” de Jacarezinho propôs série de ações integradas no combate à doença que tem acometido Jacarezinho nos últimos meses. A última delas, realizada na última semana, prezou pela interação dos alunos com a comunidade para conscientização mútua. Intitulado “Xô, xô, xô, mosquito da Dengue!”, a professora Solange Ferreira Garcia levou sua turma (Jardim) para um passeio no bairro, onde foram recolhidos sacos de lixo e realizadas demais atividades em parceria com a população.
Tudo começou com o desenvolvimento de uma roda de conversa sobre o assunto, levando em consideração o que as crianças já sabem e o que querem aprender sobre o combate e prevenção à doença. Logo após, informativos oficiais foram lidos em voz alta e trabalho de coordenação motora foi proposto para fixar o conhecimento adquirido. As crianças recortaram e colaram figuras de lugares onde o mosquito se prolifera e houve até dramatização sobre o tema e criação de um grito de guerra contra a Dengue. Depois de tudo ajeitado, era hora de dar um passeio pelas ruas do bairro para distribuir sacos de lixo e conversar com os moradores.
Esta foi apenas umas das ações desenvolvidas pela escola em combate ao mosquito Aedes aegypti. Dirigida por Maria Luzia, a Escola Cantinho Meu fica na rua Antonio Mascari, 134 – bairro Pedro Scandolo e atende a 109 alunos de 4 meses a cinco anos da região da Vila São Pedro, com um total de 10 professores trabalhando (dois por sala de aula).
A coordenadora da instituição, Cláudia Cristina explica que as professoras contam com a parceria da Secretaria de Saúde, da Vigilância Sanitária e 19ª Regional de Saúde do município. “O projeto foi desenvolvido em todas as salas da maneira que cada professora achou melhor, com o apoio das funcionárias da E.M.E.I.. O importante era mobilizar as crianças no combate à doença", ressaltou Cláudia, que expôs ainda os demais objetivos do projeto: sensibilizar os pais e alunos sobre a prevenção, divulgar os sintomas da doença, desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal e, finalmente, conhecer as características até biológicas do mosquito transmissor da Dengue. Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal.