O prefeito

Publicado em: 23/02/2011 19:54 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeita entrega 1500 peças de uniforme ao PETI

A prefeita Tina Toneti entregou na tarde de hoje, 23, a remessa de uniformes do ano de 2011 para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O projeto, cujo investimento foi ampliado na gestão Tina Toneti, tem R$4 mil de incentivo do Governo Federal. O restante dos gastos mensais são cobertos pela própria Prefeitura Municipal. Atualmente, 228 crianças e adolescentes (de 6 a 15 anos) freqüentam a jornada ampliada do Peti. A remessa de ontem totaliza 1519 peças, entre camisetas, bermudas, shorts e calças. O recurso total repassado pela compra da Prefeitura Municipal é de R$20 mil. São 794 camisetas (tamanhos 8, 10, 12, P, M, G, GG e EG), 113 bermudas femininas, 113 calças, 219 shorts e 279 bermudas. Com este "upgrade" e somando com o que eles já tinham, cada aluno ficará com cerca de três conjuntos de uniformes.
Depois da entrega, a prefeita Tina almoçou com as crianças e recebeu a homenagem de três alunos, que agradeceram a prefeita pelo carinho, afeto, educação, dedicação e boa alimentação investidos no Peti, além de antecipar os parabéns para Tina Toneti, que faz mais um ano de vida no próximo dia 2. Somente em alimentação, são investidos R$7 mil mensais para as crianças, sem contar produtos de higiene pessoal, limpeza e os uniformes. Ao todo, a Prefeitura já destinou neste ano R$82.524 só para o Peti. Mais R$71.787 são recursos federais, totalizando R$154.312 no ano todo. Antes do Peti, a maioria das crianças trabalhava como sorveteiros, engraxates, babás ou domésticas, dentro de suas próprias casas ou para terceiros.
“Se não fosse o município, este programa já teria acabado e só Deus sabe onde essas crianças estariam. Os produtos usados na higiene pessoal e na alimentação dos pequenos e dos maiores também são da melhor qualidade”, comenta a diretora do Programa, Magali Moreira Gonçalves. Os 228 alunos freqüentam o local no contra-turno do período escolar e suas famílias recebem incentivo financeiro, medida efetiva contra o trabalho infantil. Profissionais de diversas áreas são chamados sazonalmente para dar palestras às crianças, sem contar os professores fixos de cada aula. Lá as crianças assistem filmes divertidos e educativos e recebem aulas em todas as áreas.
A chefe de seção do Peti, Karina Soni Kakimori, ressalta a qualidade de Ensino oferecida para as crianças. “Além das aulas oferecidas, primeiro pensamos em alimentá-los realizamos atividades de conscientização, para que eles entendam melhor a realidade onde estão inseridos, visando formar adultos cidadãos”, diz.
A prefeita explica que ajudar as crianças jacarezinhenses foi processo contínuo durante sua gestão. “Buscamos a redução da pobreza em todas as frentes. Dentro dessa proposta, não podemos admitir que haja ainda crianças trabalhando. Nosso futuro está na juventude. Continuaremos com o investimento no Peti”, disse.