Mais 67 alunos receberam, na última semana, seus certificados nos cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de Jacarezinho. A formatura foi realizada com festa na última quarta-feira no Jacarezinho Clube.
De acordo com o gerente do SENAI, Alexandre Lourenço Ferreira, com a profissionalização, as chances destes formandos aumentam muito no mercado de trabalho. “Este convênio que a Prefeitura de Jacarezinho firmou desde o início da gestão da Tina Toneti possibilita capacitar alunos que, em sua maioria, não teriam outra oportunidade de se profissionalizar”, diz. A diretora do SENAC, Vilma Francisquini Lopes, comenta que na região, esta é a única alternativa de capacitação de qualidade. “Desde 2007 realizamos esta parceria com a Prefeitura, que tem dado certo. Já fornecemos diversos cursos gratuitos, cuja qualidade de ensino se equipara com a dos pagos”, fala.
A Prefeitura firmou o convênio e há quatro anos financia os alunos junto ao SENAI (capacitação voltada à indústria) e ao SENAC (voltada para o comércio). Tina Toneti esteve presente na cerimônia e entregou vários dos certificados, ressaltando o compromisso com a capacitação profissional no município. “Agradecemos aos parceiros, que levaram o curso até o final com grande empenho. Esta parceria com o SENAC e o SENAI tem trazido bons frutos para os jovens do município. Continuaremos e a ampliaremos em pelo menos o dobro no ano que segue”, disse. A prefeita explica que seu governo prima pela qualificação do mais pobre, para que as próximas gerações dessas famílias consigam prover com mais estabilidade e qualidade de vida seu sustento.
A secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços, Nadia Jaqueline Cussolin, destaca que ainda há dificuldades para encontrar mão de obra qualificada e que, neste sentido, é muito pertinente o aumento do investimento. “Para amenizar esta situação de falta de mão de obra, é essencial que haja qualificação gratuita, como estamos oferecendo. Os alunos que saíram de nossos cursos já tem conseguido empregos melhores, conseguindo ganhar até o dobro do salário”, fala.
Foram 20 alunos de empreendedorismo formados pelo Senac e 47 pelo Senai, nos cursos de operador de processos de produção, soldador, operador de pá carregadeira, mecânico de manutenção de máquinas industriais e eletricista instalador predial de baixa tensão.
Ainda segundo o gerente do SENAI, os alunos que se formaram na última semana tiveram a oportunidade de se formar em uma das melhores escolas do Brasil. “Hoje um certificado do SENAI é registrado e reconhecido em todo o Brasil e até no exterior”. Ele explica que se trata de um curso essencialmente técnico, de prática profissional bastante precisa. “Preparamos o perfil de um artesão moderno, que pode atuar tanto na Indústria quanto na prestação de serviços”, finaliza.
Investimentos dobrados
A prefeita anunciou ainda que para 2011, ampliou para R$90 mil o investimento no setor. “Em 2010, financiamos os cursos com R$45 mil. Agora, queremos que o trabalho continue e contemplar ainda mais alunos para incentivar a geração de empregos, melhorando a colocação de nosso povo no mercado de trabalho”, disse. Com este aumento, serão mais 430 vagas ofertadas (210 no SENAI e 220 no SENAC).