Desenvolvimento Urbano

Publicado em: 28/01/2011 19:19 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura implementa "Zona Azul" até junho

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho confirmou ontem a implantação do cartão rotativo, conhecido popularmente como “Zona Azul” até o próximo mês de junho. O projeto do executivo, orçado em aproximadamente R$33 mil, já está completo e aguarda apenas o processo licitatório, que deve ser finalizado até o final de março. Segundo a prefeita Tina Toneti, esta medida vai amenizar o problema do trânsito na região de maior concentração do comércio na cidade.
A área de abrangência e valor da Zona Azul também já estão definidos. Será cobrada a taxa de R$1 por hora para os motoristas que pararem em três quadras da rua Paraná (da esquina do Banco do Brasil até a esquina da Praça Rui Barbosa), duas da rua Coronel Figueiredo, duas da Coronel Alcântara e duas da Coronel Batista (perpendiculares à rua Paraná). Nas ruas Santos Dumont (também perpendicular) e na Costa Júnior (paralela), não haverá a cobrança. O horário de vigência da Zona Azul será das 8h às 18h em dias úteis e aos sábados até ao meio-dia.
A empresa terceirizada que vencer a licitação ficará responsável pela pintura das faixas, colocação das placas, contratação e pagamento de funcionários. A estimativa do poder público é de que sejam necessários de sete a dez pessoas para fiscalizar a região.
Este projeto (164/09) foi enviado à Câmara pelo secretário de Obras da época, José Antonio Costa e aprovado em dezembro de 2009 (como lei nº 2178), mas não entrou no orçamento de 2010, ficando disponível para vigorar apenas neste ano.
Costa conta que, assim como o de muitas outras cidades, o centro de Jacarezinho está sobrecarregado de veículos e necessita de uma medida como esta. “A implantação da Zona Azul vai fazer com que haja maior rotatividade e organização no nosso centro. O projeto prevê espaços reservados para idosos, portadores de necessidades especiais e motocicletas. Vai ser bom para o comércio”, explica.
Veículos oficiais não pagam a tarifa, mas não haverá demais exceções, nem mesmo para os moradores de prédios nas imediações. O secretário explica que serão diminuídos também os espaços para a carga e descarga das lojas. “O que pode ser feito é deixar um espaço comum para que várias lojas utilizem. Seremos rígidos neste ponto”, diz Costa.
O diretor municipal do meio ambiente Leonardo Santos Costa, espera que a implantação melhore o fluxo de carros e proporcione maior bem estar à população. “Isto será bom para os próprios comerciantes. Muita gente nem vinha comprar no Centro porque não tinha onde estacionar”, comenta, citando também os comerciantes que deixavam o carro estacionado o dia todo na principal rua de comércio.
O secretário de obras Beto Rocha entende que a medida vai também incentivar o comércio em vias alternativas, a serem escolhidas por motoristas que não quiserem pagar a tarifa.
O diretor municipal de trânsito, Aparecido Donizetti Elero, espera que a medida acabe com este problema em até 90%. “Esta é mais uma da série de medidas que pensamos para este ano para melhorar o trânsito jacarezinhense. Há muitas placas foras de lugar (que vamos remanejar) e faixas amarelas irregulares nas sarjetas. Esta lei caiu, então não deve existir isso nem em porta de banco, quanto mais em outras instituições ou que dirá propriedades privadas”, diz.
Segundo dados de 2009 do Departamento de Trânsito do Paraná, Jacarezinho tem cerca 14.299 veículos cadastrados (contando motocicletas, caminhões, carros, caminhonetas). Com aproximadamente 39 mil habitantes, a estatística da cidade fica próxima a um carro para cada dois habitantes.