Administração

Publicado em: 18/01/2011 16:44 | Fonte/Agência: Dep.Com. | Autor: texto:RômuloMadureira/fotos:AlfredoJorge

Bombeiros de Jacarezinho

A construção do prédio que abrigará as novas instalações do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho segue de \"vento em popa\", de acordo com o que previa o cronograma oficial. Os alicerces e fundação já foram concluídos e a estimativa é que a grandiosa obra seja entregue dentro de cinco meses. Localizada na avenida Brasil, na altura do número 400, a sede tem área total de 986 metros quadrados e 24 cômodos. O recurso para a obra foi concedido no ano passado pelo Governo Estadual (R$1.311.967,25), com a contrapartida do município, a viabilização do terreno.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano Edson Jackson Yera de Oliveira explicou os trâmites de planejamento e realização. \"Respeitamos os prazos estaduais, fizemos nossa parte na negociação e conseguimos a cessão do terreno no melhor local que a obra podia ser construída, possibilitando aos bombeiros acesso direto à rodovia, sem contar o espaço amplo, quase mil metros quadrados\", contou.
O mestre-de-obras da construção, Ailton Lafer, 57, explicou que as aberturas de entrada e saída de carros foram projetadas para a avenida. \"O projeto ficou muito interessante e prático. Só a rampa coberta, com 295 metros quadrados, tem capacidade para quatro caminhões, carros e barcos\", disse. Já estão de pé as paredes de 24 cômodos, como área de serviço, alojamentos diversos, vestiários, dormitórios, enfermaria, almoxarifado, sala de musculação, refeitório e dispensa. Foi construída também uma sala de palestras com 50 metros quadrados para eventuais treinamentos dos profissionais.
Contando com 27 funcionários terceirizados para o trabalho, o mestre-de-obras valoriza o fato da parceria entre município e construtora Vertuan prezar pela contratação de mão-de-obra jacarezinhense. \"Apenas quatro deles são de outras cidades\", comenta. O funcionário Dirceu Carlos da Silva, de 47 anos, é um dos moradores de Jacarezinho que trabalha na obra. \"As condições de trabalho são boas e sou bem sincero em dizer que este emprego é bem melhor do que o anterior\", fala. Dirceu, que é nascido em Ivaiporã e conheceu Jacarezinho há 17 anos por causa da esposa, comenta também da atual gestão. \"Percebemos uma geração de empregos espetacular com as obras nessa administração da Tina Toneti\", finaliza o trabalhador, que também participou da construção da escola da Patolândia no ano passado.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho, capitão Rodrigo Schoemberger acompanha diariamente o andamento das obras. \"Estamos satisfeitos com a rapidez na construção. Esta obra já é referência para outras unidades dos bombeiros que serão construídas em outras cidades paranaenses. A localização e o espaço amplo também são muito favoráveis\", disse. O capitão aponta também alguns ajustes que deverão ser feitos no projeto original. \"Precisamos alterar o muro diagonal, de passagem lateral para veículos pequenos e redimensionar a abertura do portão principal, que foi projetado segundo os caminhões antigos, que tinham 2,80m de largura. O veículo recém-chegado tem 3,10m\", explica.