Saúde

Publicado em: 07/01/2011 15:17 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: texto:RomuloMadureira/fotos:AlfredoJorge

Jacarezinho Contra a Dengue

Como vem sendo noticiado em diversos veículos de comunicação do Estado, Jacarezinho, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu enfrentam um aumento do número de casos de dengue nos últimos meses. Para combater a disseminação da doença, a Prefeitura Municipal e a 19ª Regional de Saúde estabeleceram verdadeira força-tarefa, na busca de erradicar os focos de mosquito e conscientizar a população dos hábitos que permitem esta proliferação.
O secretário estadual de Saúde, Michele Caputo se mostrou apreensivo com a situação e solicitou reforço imediato do Governo no combate à dengue nestas cidades, através de capacitação, investimento, trabalho e organização para o combate. Isto já vem sendo feito em Jacarezinho através da citada parceria desde o início de dezembro e tem dado resultado, já que o número de casos já apresenta curva decrescente segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
A prefeita Tina Toneti disse que o combate a dengue deve ser uma luta diária de toda a população. \"A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, vem conseguindo avanços nesta luta. Mas para isso é importante que também os moradores colaborem, limpando seus terrenos, não deixando água parada e não jogando lixo nas ruas\", orientou.
Para se ter uma idéia, já em 17 de dezembro, a diretoria municipal do Meio Ambiente, através do titular Leonardo Costa Santos, também fez sua parte no combate aos possíveis locais de criadouro do mosquito. A diretoria notificou uma empresa de entulhos da cidade que jogava o material proveniente de construção civil a céu aberto, nas proximidades da rua Dr. Caldas, no bairro Aeroporto.

Utilidade pública: número atualizado de casos
O diretor do departamento de epidemiologia Eduardo Quirino divulgou na tarde de ontem que o número de casos confirmados registrados em Jacarezinho em 2010 é de 350. Outros 203 aguardam exame do Laboratório Central do Estado (Lacen). Importante frisar que a Prefeitura Municipal não se furta a divulgar, periodicamente, todos os dados que possui, no sentido de informar ao máximo a população e otimizar o combate à dengue.

Imediato
Assim que foi atingido o nível de notificações orientado pelo Ministério da Saúde, a 19ª Regional enviou ofício para a Secretaria de Estado, solicitando os equipamentos, sob os argumentos de que \"dentro do critério de avaliação regional\", o cenário exigia a utilização destes. Paralelamente, o órgão estadual e a Prefeitura de Jacarezinho tomaram todas as medidas possíveis de controle da disseminação, como bloqueio endêmico (nos casos notificados suspeitos - 46 na época), ações de educação em saúde nas escolas e nos imóveis, arrastão com entrega de panfletos explicativos de como combater a dengue, pente fino casa a casa com três equipes das Unidades Básicas de Saúde e agentes de endemias, também em parceria com a diretoria do Meio Ambiente e o serviço de Conservação Urbana, ligados ao município. Para se ter uma idéia da forma com que este surto chegou a cidade, é importante ressaltar que durante o ano, todas as campanhas municipais e estaduais de prevenção à dengue, no Carnaval e em demais datas festivas foram realizadas normalmente em 2010, assim como foi feito em 2009, quando foi apresentado apenas um caso da doença.
A luta contra a dengue só alcançou o patamar que está hoje, de início de vitória, graças à parceria e colaboração mútua entre todas as instâncias do poder público, Secretaria Municipal de Saúde, 19ª Regional de Saúde e Vigilância Sanitária, também ligada ao poder municipal. Vale lembrar que a Prefeitura direcionou cinco médicos especificamente para o atendimento no bairro Aeroporto e contratou mais dez profissionais, com previsão de outros dez para março.