Saúde

Publicado em: 05/01/2011 17:01 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: texto:Rômulo Madureira / foto:divulgaçãoSESA

Combate à Dengue não pode parar

Desde os últimos meses do ano passado, a Prefeitura Municipal de Jacarezinho injetou força total no combate à doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypt, a Dengue. Os números oficiais indicam que 283 pessoas contraíram a doença no ano passado, mas felizmente, nenhum caso de dengue hemorrágica foi registrado e todos os pacientes foram e estão sendo tratados a tempo e da forma adequada.
O poder público conseguiu instituir sistema completo de tratamento para os que contraíram e a estimativa é que a situação esteja praticamente normalizada em 30 dias. Além do mais, 283 é o número de pessoas em que foi confirmada a existência do vírus. A maioria destas já foi atendida e curada. O cálculo da Secretaria de Saúde é que deste total, existam hoje ainda 100 pessoas doentes de dengue.
Para isto, os postos de saúde das regiões afetadas estão trabalhando em regime especial, por conta do caráter emergencial que a situação exige. Durante todo o mês de dezembro e também nos primeiros dias de janeiro, as unidades de saúde fizeram plantão aos sábados e domingos das 7h às 17h, inclusive no Natal, no dia 26, no Réveillon e no dia 2 de janeiro.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, Andréia Kalil, os equipamentos que o município utiliza hoje, cedidos pela 19ª Regional de Saúde, é mais do que suficiente para a erradicação do problema. São quatro caminhonetes com \"fumacê\" rodando a cidade e pulverisando veneno para o alto, que faz com que o mosquito não consiga mais se proliferar. Além deles, há as bombas costais, para que os 23 agentes espalhados pelo município consigam fazer o trabalho em locais de mais difícil acesso. Há ainda outra bomba, de chão, da antiga Funasa, que está sendo utilizada para o combate. No Aeroporto, este já é o 9º ciclo do \"fumacê\", isso sem contar os diversos mutirões realizados pelos agentes que reviraram, terreno por terreno, casa por casa, para procurarem locais em que as larvas do mosquito pudessem se proliferar. Nestes mutirões, foram retirados quatro caminhões cheios de lixo das vilas da região.
A secretária da pasta, Andréia Kalil, disse ontem que Jacarezinho já alcançou o pico do surto, e que a tendência agora é que o número de casos diminua drasticamente, como já vem acontecendo. \"O Plano de Contingência foi bem estruturado e demonstrou eficiência. Para garantir o tratamento de todos os doentes, foram contratados mais três médicos, totalizando cinco profissionais direcionados especificamente para o atendimento nos bairros próximos ao Aeroporto, principal atingido pelo surto\", explica.
A secretária diz ainda que já foi acertada a contratação de outros dez médicos para o próximo mês de março, por prevenção já para eventuais próximos períodos de sol e chuva intensos, garantindo a preservação dos moradores. \"Não houve nenhum caso de omissão de socorro. Para garantir que a doença fosse detectada da forma correta, as suspeitas de Dengue foram todas encaminhadas para as unidades do Aeroporto, que possuem profissionais especializados na doença\".
O diretor da Vigilância Sanitária, Edemílson Gomes, conta que já é perceptível a diminuição no número de mosquitos. \"Com a junção das formas de combate utilizando o fumacê, percebemos que a maioria dos mosquitos não tem vingado mais\". A secretária de saúde conta ainda que o movimento nos postos de saúde especializados vem baixando diariamente. \"Antes ficavam lotados todos os dias. Hoje podemos perceber que há dias com cinco pacientes, outros com nove, outros com quatro. Estamos fazendo o possível e o impossível para acabar com a Dengue em Jacarezinho\", finalizou.
As cidades de Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu passam por epidemia semelhante. A Secretaria Estadual de Saúde calcula que hajam 38 mil casos de Dengue no Paraná.