Conservação Urbana

Publicado em: 05/01/2011 15:29 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: texto/Rômulo Madureira, foto/Alfredo Jorge

Obras não param

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho anunciou ontem as metas que já estão decididas para fortalecer ainda mais a infra-estrutura municipal. Os principais investimentos neste aspecto serão na área de saneamento básico e construção civil. A captação e tratamento de esgoto na área urbana, que hoje abrange 90% do território, alcançará a totalidade até o final do ano e grandes obras na área de Educação e Assistência Social serão entregues para a comunidade.
De acordo com a prefeita Tina Toneti, cerca de R$4 milhões (recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento) serão aplicados na ampliação do abastecimento de água tratada para bairros da zona rural como Dourado, Monjolinho e Água da Prata, assim como na construção de 150 módulos sanitários domiciliares, visando atender famílias que não possuem acesso a banheiros adequados.
Entre as obras que tem previsão de entrega certeira para este ano, estão as duas supercreches, uma no Jardim São Luiz e outra na Vila Scyllas (nas quais serão investidos R$2,5 milhões) e o Centro da Juventude do Bairro Aeroporto, próximo ao residência Paraíso (também R$2,5 milhões).
A prefeita explica que o Centro preencherá uma lacuna social, proporcionando divertimento e bem estar para a população mais jovem do bairro. \"Quem passa por lá pode se certificar que a construção, iniciada há apenas seis meses, já está muito adiantada. Além disso, a obra gera emprego fixo para muitos trabalhadores que antes, tinham que sobreviver com trabalhos informais\", explica. É o caso de Aparecido Vilela de Souza, de 44 anos. Ele trabalhava como lavrador e há cinco meses, foi contratado para a construção da obra. \"O trabalho de cortar cana, ficar embaixo de sol forte o dia todo, almoçar no meio do mato é muito desgastante. Aqui meu salário é maior e as condições de trabalho também\", diz.
Jacarezinho continuará investindo também com ênfase na habitação de interesse social. Serão entregues 165 unidades até o mês de maio e mais 80 até dezembro. O intuito é de reduzir, principalmente entre os mais pobres, o déficit habitacional no município.
O município, ainda no primeiro semestre, recuperará alguns poucos estragos que ainda restaram da tragédia das enchentes de 2010. O reparo do rescaldo será feito através dos  R$1,2 milhões recebidos junto ao Ministério da Integração.
A pavimentação asfáltica também tem espaço nas metas prioritárias de 2011. Está garantido o primeiro trecho de acesso ao Santuário da Mãe Rainha (R$300 mil), a avenida Dr. Vereador Tito (R$500 mil), que se transformará em uma das principais vias de acesso da região, com o tráfego de veículos trazido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR); a rua 2 do Jardim Panorama (também R$500 mil); além do recapeamento dos 17 mil metros quadrados em três trechos importantes: rua Antonio Gentil, rua João Arruda e avenida João de Aguiar e (R$300 mil). Entre as obras que serão inauguradas até o final do ano figuram ainda o Recinto de Leilões (R$500 mil) no Centro de Eventos e a Reforma do Terminal Rodoviário (R$500 mil).