O diretor do departamento de agricultura, José Antonio Costa, participou nesta terça-feira, 15, de uma reunião entre representantes do Banco do Brasil, Emater, Secretaria de Estado da Agricultura e municípios. O assunto foi o aumento na oferta de mudas de café para possibilitar a implantação efetiva do Programa de Revitalização do Café no Paraná paralelo ao Desenvolvimento Regional Sustentável.
O Programa, lançado em abril de 2007, tem como objetivos oferecer financiamento na área de plantio de café ao pequeno produtor e difundir a cultura como forma de diversificação da lavoura.
Segundo o coordenador estadual da cadeia café da Emater, Cilésio Abel Demoner, o Estado possui hoje 106 mil hectares de café plantado. “Esse número não pode abaixar, senão torna inviável a cultura”. O abandono na cafeicultura, gerado por algumas adversidades, dos anos 90 aos atuais, gerou uma desestruturação de toda cadeia, o que dificulta a rentabilidade da atividade.
Uma das metas é o plantio de 10 mil hectares de café por ano, no entanto, ela esbarra na falta de mudas para plantio. No entanto, um dos requisitos para obtenção do financiamento é que o produtor de qualifique tecnicamente, através de cursos e treinamentos que o tornem apto a conduzir de forma sustentável o café.
Em paralelo ao programa do governo do Estado, o Banco do Brasil desenvolve o Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). A filosofia do DRS se baseia no tripé de desenvolvimento social, ambiental e econômico. De acordo com José Antonio Valente Dias, analista da superintendência estadual do Banco do Brasil, 144 municípios já adotaram o DRS, que é implantado através de uma série de ações.
Jacarezinho está adiantado em relação a outros municípios, pois já possui um viveiro. Segundo Costa, o próximo passo é o estabelecimento de um convênio com o Governo do Estado para a obtenção de sementes que se tornarão 80 mil mudas de café, disponibilizadas no viveiro municipal a um preço que deve variar em torno de R$ 180. Acessível em vista do valor cobrado no mercado, cerca de R$ 250.
Chefe do Núcleo Regional da SEAB, Bruno Grandi e José Antonio Costa
Jacarezinho, prepare-se!
Vem aí a 2ª edição do Jacarezinho Experiences, nos dias 07 e 08 de março, com palestrantes de nível nacional, muito aprendizado, troca de experiências e momentos inesquecíveis.
Dia 07 de março
Foco total em vendas, atendimento, empreendedorismo e gestão de equipes.
Conteúdo prático, inspirador e aplicável para quem quer crescer nos negócios e na carreira.
CLIQUE NA IMAGEM PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO
Dia 08 de março – ESPECIAL MULHERES
Um dia EXCLUSIVO PARA MULHERES, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com palestras, muito conteúdo de valor, inspiração, conexões e diversão.
CLIQUE NA IMAGEM PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO
Informações e inscrições:
(43) 99674-7997
Local : Centro de Convenções
Siga no Instagram:
@jacexperiences
Apoio:
Prefeitura Municipal de Jacarezinho