Publicado em: 26/02/2008 16:21 | Autor: Dep. Comunicação

Prefeitura investe R$ 45 mil em qualificação de mão de obra

A Prefeitura de Jacarezinho está investindo R$ 45 mil em cursos de qualificação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para cerca de 80 trabalhadores – empregados e não empregados. Os beneficiados não terão custo algum, inclusive no deslocamento para Santo Antônio da Platina, local das aulas.

Na tarde desta segunda-feira, 25, foram assinados o contrato entre a Prefeitura e SENAI e os termos de compromisso entre as empresas que indicaram funcionários. Nos termos consta uma cláusula de ressarcimento ao município do valor total do curso, que pode chegar a R$ 960, como o de Higienista, em caso de desistência. Além deste as demais qualificações são: Eletricista Instalador Industrial (100 horas), que teve início ontem e vai até dia 28 de março, Mecânico de manutenção Industrial (120 h), Pneumática (40 h), Operador de Empilhadeira (20 h).

Estiveram presentes na ocasião o vereador Beto Rocha, e os representantes das empresas Dacalda Açúcar e Álcool, Reginaldo da Silva Matos; Dallon Metais, Marcos Antonio Baiocco; Cia Agrícola Usina Jacarezinho, José Carlos Fagnani. Afora as citadas, a Seara Alimentos S/A e BBA Indústria Opoterápica Ltda. também terão funcionários recebendo aprimoramento profissional gratuitamente. Os secretários de Finanças, José Antonio Anghinoni; de Educação, Laura Lemos do Amaral; de Planejamento e Gabinete, Nelson Paulino; o diretor de Agricultura e Pecuária, José Antonio Costa e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Nádia Cussolin, responsável pela pasta de onde sairão os recursos aplicados nesses trabalhadores, também prestigiaram a cerimônia.

A prefeita Tina Toneti comentou sobre a idéia para viabilização desses cursos. “Em visita às empresas, eu e a Nádia [Cussolin] ouvimos dos empresários que as vagas existiam, mas havia falta de mão de obra qualificada”. Ela contou também que no gabinete muitas pessoas reclamavam do desemprego e ao serem questionadas sobre o que faziam a resposta era “tudo”. A prefeita citou também a vinda do Instituto Federal Tecnológico (IFET) para Jacarezinho, que será outra opção de qualificação profissional.

O vereador Beto Rocha elogiou a iniciativa dizendo que “essa foi a primeira gestão que se interessou por quem trabalha nas usinas”. O mesmo vereador foi usineiro por 22 anos. Ele orientou os cerca de 40 futuros alunos presentes a valorizar o aprendizado.

O gerente do SENAI, Alexandre Lourenço Ferreira, enfatizou a credibilidade a instituição em que trabalha não só no Brasil como no Exterior e parabenizou a Prefeitura de Jacarezinho classificando a iniciativa como uma “oportunidade de ouro”.