Publicado em: 22/02/2008 17:43 | Autor: Dep.Comu.

Cartão do SUS é obrigatório na rede municipal de saúde

Estão sendo feitos no Posto de Saúde Central os cartões do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de uma imposição do Ministério da Saúde a obrigatoriedade do cartão para utilização da rede pública. Segundo o secretário municipal de saúde, José Francisco de Souza Silva, dois terços da população do município já está cadastrada. O restante são cerca de 10 a 12 mil pessoas.

Todos os órgãos de saúde que têm convênio com o SUS, em breve não poderão mais atender, mas segundo Francisco “a prioridade para confecção dos cartões é para pacientes em tratamento”.

Os cadastros são feitos pelos funcionários da saúde no município em um sistema do Ministério da Saúde na internet. Nele constam diversas questões que visam compor um histórico do usuário da rede, o que torna sua confecção demorada.

O serviço é gratuito, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, e o interessado deve levar RG, CPF, e certidão de nascimento dos menores de idade.

Anticoncepcionais

Na entrevista concedida o secretário prestou esclarecimentos a respeito da falta de anticoncepcionais nas farmácias da rede municipal. Ele garantiu que até o fim deste mês deve chegar um carregamento do medicamento. O ciclo 21, atualmente em falta, faz parte do programa de Planejamento Familiar, mantido pelo Governo do Estado. Segundo Francisco, a última carga foi recebida em outubro de 2007, mas veio reduzida. “Se nós soubéssemos que iria demorar já teríamos feito uma compra antes. Nós entramos em contato com a Secretaria Estadual, mas eles não tiveram como nos dar uma previsão”, justificou Francisco.

O secretário ainda afirmou que a remessa enviada é bem grande e por isso o município não fez a compra antes, pois a validade dele é curta.