Publicado em: 25/02/2008 12:38 | Autor: Dep. de Comunicação

Prefeitura renova contrato de parceria com projeto COMFIBRA

Pelo quarto ano consecutivo a Prefeitura firma convênio de parceria com o COMFIBRA. O projeto, iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em Jacarezinho, começou em março de 2005 e já capacitou aproximadamente 1200 pessoas no artesanato com fibra de taboa e bananeira. A Prefeitura é uma das parceiras desde o início. A estimativa de investimento para 2008 é de aproximadamente R$ 70 mil, em aluguel dos centros de produção, computador, transporte, internet, água, luz, telefone, entre outros. Nos quatro anos já foram investidos R$ 250 mil aprovados em orçamento pela Câmara de Vereadores.

O gerente do SEBRAE Jacarezinho, idealizador e consultor técnico do projeto, Odemir Capelo, ressaltou a importância das parcerias no êxito do trabalho do COMFIBRA. “Se não fosse a Prefeitura talvez nós não estivéssemos onde estamos hoje. Provavelmente nós teríamos muito mais dificuldades”, relatou Odemir. Ele enfatizou também que além das parcerias o compromisso dos envolvidos é muito importante para que os resultados comecem a aparecer.

A prefeita Tina Toneti elogiou o êxito que as artesãs estão tendo no mercado e disse que “a prefeitura sempre vai dar um suporte”.

Além da geração de renda e do desenvolvimento de uma nova habilidade, o artesanato, acima de tudo o COMFIBRA resgatou a auto-estima das participantes. Segundo Antonia de Fátima Oliveira Ferreira, presidente da Associação COMFIBRA há um ano, “tinham pessoas que não acreditavam em si mesmas e que agora fazem trabalhos maravilhosos”, contou. Ela esteve recentemente nas cidades de Curupá e Jaraguá, em Santa Catarina, visitando outras associações que trabalham com fibras para conhecer novas tecnologias. “Nós fazemos as visitas buscando melhorar sempre, incentiva também o nosso trabalho”, disse Antonia.

Os produtos, que constam inclusive em um catálogo personalizado, são vendidos nos cinco centros de produção, no site do projeto (www.comfibra.art.br) e em grandes lojas do país inteiro. De acordo com a presidente da associação os estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso já conhecem o artesanato jacarezinhense.

História

O COMFIBRA é conseqüência do projeto “Bairro que Faz”, iniciado em 2003 pelo SEBRAE - Jacarezinho. O intuito era trabalhar nos bairros para identificar as carências e potencialidades, visando supri-las através da organização. Foram criados Fóruns de Desenvolvimento de onde saíram líderes que iriam posteriormente se encarregar das pesquisas de reconhecimento das localidades. Segundo um dos consultores do projeto, Leonardo Costa, as estatísticas criavam um cenário de muita carência social e baixa auto-estima. “Nas pesquisas foi identificado que 90 por cento das mulheres não tinham uma ocupação e 60 por cento não possuía qualificação técnica. Muitas delas apresentavam casos de depressão”, relata Costa.

O ponto de partida para a concretização do projeto foi a capacitação no uso de teares e manuseio das fibras através de uma artesã de Marques dos Reis, a única no município que dominava a técnica. Faltava ainda o apoio financeiro. Concorrendo com quase 6000 projetos do país inteiro o COMFIBRA foi aprovado pelo programa Petrobras Fome Zero e firma em 2008 o terceiro ano consecutivo de parceria. “Isto é algo inédito dentro do programa”, revelou Costa que ressaltou que isso se deve à idoneidade das pessoas envolvidas e transparência dos processos. Do SEBRAE participam ainda o gerente geral e consultor técnico, Odemir Capelo, e as consultoras Silvia dos Santos Almeida e Rubia Martoni