Saúde

 

Publicado em: 15/02/2008 15:27 | Autor: Dep.Comu.

Vigilância Sanitária adota tecnologia pioneira na região


Whatsapp

 

O departamento de vigilância sanitária de Jacarezinho será o pioneiro na região a utilizar um sistema de coleta informatizada de dados. Os agentes, com a ajuda de palmtops (computadores que cabem na palma da mão) vão substituir os cerca de 30 formulários diferentes usados atualmente. A adesão a esta tecnologia, além de proporcionar mais agilidade nos serviços, vai diminuir o impacto ambiental economizando vários quilos de papel.

Até o momento chegaram quatro aparelhos para adaptação e treinamento dos funcionários, mas a previsão é de que, futuramente, cada um tenha uma máquina.

Segundo o diretor do departamento de vigilância sanitária, Edemilson Gomes da Silva, esta tecnologia vai tornar a compilação de informações mais precisa e rápida.

Três setores compõem o departamento: cropologia, controle de endemias e vigilância sanitária.

A cropologia, que trabalha na coleta de fezes para exames, atendeu no ano passado 4.784 pessoas em nove bairros. Cada uma delas tem seus dados pessoais cadastrados em papel e depois repassados para o computador para posterior agrupamento das informações. “Com a maior rapidez vai ser possível também abranger mais locais, já que as equipes não vão passar tanto tempo no escritório”, comentou Edemilson.

A equipe de controle de endemias é composta por funcionários federais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) cedidos ao município. Eles são responsáveis pelo controle dos mosquitos da dengue, febre amarela e malária, além do barbeiro, caramujos, entre outras pragas.

Já o setor de vigilância sanitária faz visitas a estabelecimentos comerciais como restaurantes, lanchonetes, indústrias, farmácias, laboratórios e consultórios visando averiguar as condições de limpeza e acondicionamento dos materiais e alimentos.

A introdução de palmtops nesse tipo de serviço só existe em cidades como Foz do Iguaçu no Paraná e Marília e Bauru em São Paulo.