Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 16/09/2010 13:58 | Fonte/Agência: fotos: Alfredo Jorge - D.Com. | Autor: Texto:Tiago Angelo

Multiplicadores Ambientais

Aconteceu nesta quinta-feira, na praça Rui Barbosa, em Jacarezinho, a segunda etapa do circuito ambiental, projeto \"Rumo ao Desperdicío Zero\". Foram atendidos cerca de 1500 alunos de escolas do município. Para o evento, foram preparadas dez tendas educativas com determinada rota cujo objetivo é formar multiplicadores ambientais e inclusão social.
            Na quarta-feira, 15, aconteceu a primeira etapa do evento com a participação de professores das redes pública estadual, municipal e particular de ensino, de Jacarezinho, e comunidade. Eles assistiram à palestra com o coordenador de Resíduos Sólidos do Paraná, Laerty Dudas, em prol do desperdício zero de resíduos. O evento aconteceu no Cine Teatro Iguaçu e reuniu cerca de 350 pessoas. A Prefeita Tina Toneti esteve na palestra e parabenizou os organizadores pela iniciativa. O \"Rumo ao Desperdício Zero\" é promovido pela Secretaria de Estado e Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), do Paraná, em parceria com a Prefeitura por meio do departamento do Meio Ambiente, e patrocinado pela Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerante e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR).
O objetivo do \"Rumo ao Desperdício Zero\" é formar agentes multiplicadores ambientais, por meio da Educação Ambiental que é a conservação da natureza por indivíduos conscientes do seu papel como agentes da história do planeta.
            De acordo com Dudas, o projeto objetiva também fechar um ciclo de ações envolvendo professores, crianças, e posteriormente, os pais dos meninos e meninas que participarão das atividades do evento hoje. Ele esclarece que \"haverá agentes mirins conscientes dentro de cada casa para pensar a responsabilidade sobre o lixo que produz\".
 Dentro deste contexto, o evento \"Rumo Desperdício Zero\" será destinado a crianças de escolas da cidade, mas aberto à população. As crianças das escolas que participarem do evento receberão boné, camiseta feita de garrafa pet, além de pipoca, refrigerantes e materiais didáticos.
O coordenador de Resíduos Sólidos comenta a expressividade do projeto que atinge todo Estado. \"Os outros 398 municípios do Paraná, certamente, queriam poder promover esse evento, mas hoje é o dia de Jacarezinho. Estamos aqui por que o município é bem representado junto ao G22+1 e não falha uma única reunião, isso possibilita o direcionamento de atividades e programas para a cidade\".
Estiveram tambám, na abertura, autoridades jacarezinhenses. A prefeita Tina Toneti; Rômulo Madureira Faria, do Instituto Ambiental do Paraná; Manuel Perreira Nascimento Neto, coordenador da Cooperativa de Reciclagem do município; e, do departamento do Meio Ambiente, Leonardo Costa Santos (Gestor Municipal); Fernando Toneti Jacob (Diretor); e Annieli Maieski (Tecnóloga).

Palestra

A palestra de Dudas para os professores e comunidade atentou, de maneira interativa e descontraída, para informações relacionadas ao Meio Ambiente. O coordenador de Resíduos Sólidos destacou que o Paraná produz hoje aproximadamente 20 mil toneladas de lixo por dia, distribuídos entre os 399 municípios, mas que 90% são gerados por cidades do G22 + 1. E que este número poderia ser reduzido, caso houvesse a cooperação e envolvimento de todas as pessoas. Ele ainda salienta que uma das preocupações de ambientalistas é o depósito incorreto do lixo, já que, com o crescimento acelerado das cidades, as áreas disponíveis para armazenar resíduos se tornam escassas.
            Uma das alternativas para tentar reduzir o montante de lixo acumulado em lugares impróprios, explica Dudas, seria fazer com que as empresas adotassem a logística reversa, ou seja, a população entregaria o resíduo no ponto onde comprou o produto e este se responsabilizaria pelo destino final do lixo, direcionando-o à reciclagem, se for o caso, e depositando-o em lugares adequados, fora do meio ambiente.

G22+1

O G22 + 1 e formado por 23 municípios paranaenses - considerados os pólos responsáveis pelo maior volume de geração de resíduos sólidos - quanto ao recolhimento de pneus, materiais de informática, isopor,  vidros e outros. O G22+1 trabalha, segundo a Lei de resíduos sólidos nº 12.493 de 22 de Janeiro de 1999, que estabelece princípios, procedimentos, normas e critérios para todo o processo de tratamento do lixo desde sua coleta, armazenamento até o destino final que visa ao controle da poluição. Participam do grupo as cidade de Apucarana, Maringá, Londrina, Ivaiporã, Paranavaí, União da Vitória, Ponta Grossa, Umuarama, Foz do Iguaçu, Rio Negro, Toledo, Arapongas, Telêmaco Borba, Pato Branco, Cascavel, Irati, Jacarezinho, Francisco Beltrão, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Guarapuava e Cornélio Procópio.

Monitores

Ainda na manhã de quarta-feira,15 , foi realizada uma palestra para formação de monitores que trabalharam no evento desta quinta-feira em frente à praça Rui Barbosa. A capacitação foi ministrada pela Biologa e assessora técnica da Coordenadoria de Resíduos Sólidos (Cres), Danielle Prim. Durante a atividade, os participantes acompanharam, passo a passo, a importância da atividade e elucidações a respeito da função que vão executar no projeto durante o dia de hoje.