A EPR Litoral Pioneiro obteve a licença ambiental necessária para o início das obras de duplicação da BR-153, entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina. O documento foi emitido pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pela gestão dos processos de licenciamentos no Paraná.
A licença representa o avanço no cronograma de obras e a chancela de que o trabalho que será realizado está de acordo com critérios sociais e ambientais. “A emissão reforça que a concessionária é comprometida com o avanço das obras e também com as comunidades impactadas e os usuários que se relacionam com a rodovia. Desta maneira, promovemos o desenvolvimento sustentável das regiões no entorno das rodovias”, comenta o diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira.
Para receber a licença, a concessionária apresentou ao IAT o Plano de Controle Ambiental: um estudo detalhado com o levantamento de todos os aspectos ambientais que se relacionam com as obras e intervenções previstas. No levantamento são considerados fatores como solo, água, fauna, flora, ar, ruídos, vibrações, comunidades locais, entre outros. Além disso, durante o processo de análise do estudo foram realizadas vistorias aéreas e de campo em toda a rodovia, com objetivo de confirmar informações e sanar dúvidas apresentadas no estudo para o IAT
“A emissão da licença foi realizada em um bom período, o que mostra que se trata de um estudo com bastante maturidade”, avalia a coordenadora de Sustentabilidade da EPR Litoral Pioneiro, Cassia Padilha, que destaca que o monitoramento ambiental é constante, com supervisão durante toda a execução do projeto. Além disso, serão realizadas ações de educação ambiental, sustentabilidade e comunicação social junto às comunidades.
A próxima etapa é a mobilização das empresas responsáveis pela obra para o início do trabalho em campo nas próximas semanas.
Duplicação
A primeira etapa de duplicação da BR-153 compreende o trecho de 50 quilômetros entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina.
Fonte: Assessoria EPR Litoral Pioneiro
Considerando a implantação do novo Sistema de Escrituração Digital do Município, para adequação, às exigências da Reforma Tributária, informamos que nos próximos dias 03 a 06 de novembro de 2025, o sistema de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e a DEISS, estarão inoperantes.
No vídeo abaixo, estão demonstradas as funcionalidades do novo sistema GOV BR ISS Digital, que reúne no mesmo sistema, as funções de emissão de nota fiscal eletrônico e de entrega da declaração de ISS que estará disponível à partir das 13:00h do dia 06 de novembro de 2025.
Para acessar o video, clique no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1HaxH1sYpDaR954h8fYT38ypydWcEPxSR/view?usp=sharing