O governo do Estado entregou 9 ambulâncias para o SAMU Norte Pioneiro durante solenidade realizada na Câmara Municipal de Jacarezinho na tarde desta sexta-feira (26), com a presença do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, e do presidente do Cisnorpi (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro) e prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, entre prefeitos, vereadores e lideranças regionais.
Dos nove novos veículos, sete são ambulâncias básicas, destinadas às unidades do SAMU de Jacarezinho, Ibaiti, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Cambará, Joaquim Távora e Santana do Itararé. Outras duas ambulâncias do tipo avançada vão reforçar as frotas do serviço de urgência e emergência em Jacarezinho e Ibaiti.
"Não são simples ambulâncias, o SAMU é um hospital sobre rodas, e que todos os dias temos centenas e centenas de vidas salvas por esse serviço. Fica mais uma vez aqui registrado o compromisso do governo Ratinho Júnior com a saúde pública do Norte Pioneiro e de todo o Paraná", pontua Beto Preto.
O presidente da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) e prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano, elogia a atuação do prefeito Marcelo Palhares pela articulação em torno dessa nova realidade do SAMU. "Tínhamos um SAMU que enfrentava muitas dificuldades, mas com a liderança do nosso prefeito Marcelo conseguir regionalizar esse serviço. Hoje a realidade é outra, e estamos melhorando cada vez mais".
O prefeito Marcelo Palhares também destaca a nova realidade que o SAMU Norte Pioneiro enfrenta. "Com a gerência do Cisnorpi estamos transformando por completo a realidade do SAMU. E isso representa o cuidado com vidas que precisam da agilidade e da competência do SAMU. Temos ainda muitos desafios, mas hoje já temos uma nova realidade. Só temos a agradecer ao governador Ratinho Júnior e ao secretário Beto Preto, por fazerem tanto por nossa saúde", avalia.
"Temos o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em construção, um novo posto de saúde em construção no bairro Aeroporto, reformas e melhorias em todos os outros postos de saúde, novas ambulâncias e veículos para a secretaria municipal de Saúde e agora vamos ter um novo Pronto Socorro na Santa Casa. Isso porque temos um governo que cuida da saúde dos paranaenses e uma gestão municipal que não mede esforços para oferecer um serviço de saúde cada vez mais completo e abrangente a toda população", comemora Palhares.
Com as novas ambulâncias, além do ganho em qualidade para servidores do SAMU e pacientes, o Cisnorpi deve economizar por ano cerca de R$ 1,3 milhões com aluguel de veículos.
Além das autoridades já citadas, estiveram presentes na cerimônia os deputados Alexandre Cury, Moacyr Fadel e Luiz Claudio Romanelli, o presidente da câmara de vereadores de Jacarezinho, José Isaías Gomes, o Zola, o diretor do Cisnorpi, Tony Palhares, o diretor da 19ª Regional de Saúde, Marcelo Nascimento, o diretor da regional da secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento, Fernando Emanuel, além de vereadores do município e de toda região, prefeitos e representantes de diferentes municípios do Norte Pioneiro e lideranças da Região.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.