Está encerrada a greve dos médicos da Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho. Os atendimentos foram retomados na manhã desta quarta-feira (24), após anúncio feito pelo prefeito Marcelo Palhares e pela nova diretoria da entidade na noite do dia anterior.
A greve durou cerca de 20 dias e foi motivada pelo atraso de quatro meses de salário dos médicos. Diante da grave crise institucional, membros da antiga diretoria renunciaram ao cargo.
Com uma nova diretoria composta, o cenário mudou completamente e, com suporte da prefeitura de Jacarezinho, a situação será normalizada gradativamente. "Só tenho a agradecer essa nova diretoria pelo diálogo e pela vontade em realmente resolver os problemas", elogia o prefeito Marcelo Palhares.
"Além dos recursos de R$ 2,3 milhões já garantidos para este ano, estamos dispostos a fazer mais repasses, para garantir que o Pronto Socorro da Santa Casa tenha um atendimento diferente, muito mais humanizado e eficiente. O primeiro passo era reverter a greve, e isso já foi feito. Agora vamos buscar as melhorias que a população tanto quer e precisa", completa.
O anúncio da retomada dos atendimentos ainda contou com a presença de toda nova diretoria da Santa Casa, do assessor do Cisnorpi (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte PIoneiro), Esmael de Carvalho, e do diretor da 19ª Regional de Saúde, Marcelo Nascimento.
FUNCIONAMENTO
O Pronto Socorro da Santa Casa é gerenciado pela própria entidade, mas com recursos da prefeitura para atender a população em situações de urgência e emergência.
Para isso, o município destina neste ano R$ 2,3 milhões, valor recorde e que representa um aumento de 35% do que era repassado em 2020, por exemplo, demonstrando o compromisso da gestão em promover melhorias no atendimento aos cidadãos.