O município de Jacarezinho iniciou no dia 27 de fevereiro a distribuição das vacinas bivalentes da Pfizer para a Campanha Nacional de Vacinação 2023 contra a Covid-19. Os imunizantes estão descentralizados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Esta nova fase, contida no Programa Nacional de Imunizações (PNI), é destinada ao reforço de grupos prioritários, previamente definidos pelo Ministério da Saúde. No primeiro momento, os grupos estabelecidos são formados por:
- pessoas acima de 70 anos;
- pessoas que vivem em instituições de longa permanência a partir de 12 anos;
- imunocomprometidos; indígenas; ribeirinhos e quilombolas.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
Para estarem aptas a tomar as vacinas bivalentes, as pessoas devem ter tomado pelo menos duas doses das vacinas monovalentes (aquelas aplicadas nos anos anteriores), e a última tem que ter sido aplicada há pelo menos 4 meses.
CRONOGRAMA
A segunda etapa da vacinação está iniciando hoje, dia 13 de março, e engloba pessoas de 60 a 69 anos.
A terceira etapa iniciará dia 20/03 e abrangerá gestantes e puérperas;
A quarta fase iniciará dia 15/04 e será direcionada a trabalhadores de Saúde, Pessoas com deficiência permanente, privados de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Esta é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde de Jacarezinho, seguindo as diretrizes da Secretaria de Estado e do Ministério da Saúde.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.