O prefeito Marcelo Palhares (PSD) está desapropriando duas áreas de terras para a implantação de futuras instalações industriais no Município. Os decretos declarando a utilidade pública dos imóveis (n.° 9001 e 9002/22) foram publicados nesta segunda-feira (dia 19), no Diário Oficial. Os terrenos em questão totalizam 96 mil m², ou 4 alqueires, e estão localizados às margens da BR-153, ao lado do Posto Conexão, pertencente à rede ProTork, no Distrito Industrial Robert Sparenberg.
A desapropriação de que trata o Decreto é declarada de natureza urgente para efeito de imissão provisória de posse em processo de desapropriação, conforme prevê o art. 15 do Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941. A medida é justificada em face à localização dos terrenos e a necessidade de se promover o desenvolvimento industrial do Município, com a consequente geração de empregos para a população.
Segundo o Prefeito, a desapropriação é fundamental, tendo em vista o potencial investimento de empresa, que no momento não será divulgada para evitar especulações. “Estamos trabalhando para atrair investimentos industriais, e é imprescindível que tenhamos áreas à disposição. Já temos uma obra em andamento, nas proximidades do trevo do São Sebastião, onde o novo Distrito Industrial está sendo implantado com área de 113 mil m², para empresas de médio e pequeno porte, mas detectamos a necessidade de áreas maiores para empresas de grande porte. Daí a necessidade dessa desapropriação”, argumenta Palhares, que está confiante nas possibilidades para 2023.
Histórico
As áreas que estão sendo desapropriadas já pertenceram à Prefeitura. Em 1989 uma parte foi vendida e outra doada para a implantação de um mega posto de combustíveis. Os investimentos, no entanto, não foram realizados e as administrações que se seguiram não tomaram as providências cabíveis para reavê-las. A possibilidade de reversão da doação prescreveu e por isso há a necessidade de desapropriação.
Os decretos declarando a utilidade pública das áreas são pré-requisito para que a Prefeitura possa ingressar com a ação de desapropriação.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.