Foi publicado nesta sexta-feira (13) o Regimento Interno (RI) da 13.a Conferência Municipal de Saúde (CMS) de Jacarezinho. O documento, assinado pelo secretário João Luccas Thabet Venturini e pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Diego Souza da Silva, estabelece que a CMS será realizada de forma presencial no dia 25 de agosto.
O RI define a organização dos trabalhos e leva em conta as deliberações do Conselho Municipal de Saúde. Diego Souza da Silva é o coordenador geral da Comissão Organizadora. A Comissão entendeu que o Auditório do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, pertencente ao Centro de Ciências Humanas e da Educação – CCHE e ao Centro de Comunicação e Artes – CLCA, da UENP Campus Jacarezinho, oferece as condições necessárias para a realização da Conferência, com observação dos protocolos de segurança. O credenciamento dos participantes será feito das 7h30 às 8h30 do dia 25.
A Conferência Municipal de Saúde, presidida pelo secretário municipal de Saúde, João Luccas Thabet Venturine e coordenada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Diego Souza da Silva, têm como objetivos impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde - SUS. É também uma oportunidade para avaliação do SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade de atenção integral. Além disso, é Conferência que define diretrizes e prioridades para as políticas de saúde locais, e que pode assim fortalecer o Controle Social no SUS, por meio da garantia da participação dos diversos setores da sociedade em todas as suas etapas.
“Será assegurada a paridade dos Delegados representantes dos usuários em relação ao conjunto dos Delegados dos demais segmentos – trabalhadores, gestores e prestadores de serviço, conforme a Lei nº 8.142/90 e a Resolução CNS nº 453/2012. Assim acreditamos que a participação da comunidade fica assegurada”, entende o Secretário. “Como resultado da XIII Conferência Municipal de Saúde, será elaborado Relatório Final destacando-se, entre as diretrizes aprovadas, as que subsidiarão a política municipal de saúde”, garante Venturini.
Tema
O tema central da 13.a CMS será “A Saúde pública Pós-Pandemia” e será dividido em 5 eixos norteadores. Saúde Mental e Luta Antimanicomial: Pandemia e Desafios; Controle social, acesso ao atendimento intersetorial de populações vulneráveis; Acolhimento e Humanização em Saúde; Rede de urgência e emergência; e Saúde do Trabalhador.
Serão conferidos certificados específicos aos membros participantes da CMS e seu relatório aprovado pela Plenária Final será publicado no site do Município e divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, e enviado ao Conselho Estadual de Saúde.
O Regimento Completo pode ser baixado em https://bit.ly/3m80Qws
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.