Publicado em: 16/07/2021 00:00 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Assistência Social cria serviço Família Acolhedora

Famílias poderão se cadastrar e participar da ação

Assistência Social cria serviço Família Acolhedora Serviço conta com página do Facebook
Homero Pavan

A Secretaria Municipal de Assistência Social implantou, no dia 8 de julho, o Família Acolhedora - Serviço que acolhe crianças e adolescentes que estão afastados de suas famílias por medida de proteção e são inseridos em residências de famílias cadastradas.

O QUE É?

O Serviço de Acolhimento temporário para crianças e adolescentes, que estão sob medidas de proteção.

COMO FUNCIONA?

As crianças e adolescentes são encaminhadas para a residência de famílias voluntárias da comunidade, que são previamente cadastradas, capacitadas e selecionadas para que tenham condições de receberem “temporariamente” essas crianças e adolescentes em suas casas e cuidarem delas enquanto não há o retorno para suas famílias de origem e até que isso ocorra possam garantir cuidados individualizados em um ambiente familiar e afetuoso.

ENTÃO AS FAMÍLIAS TEM QUE TER BEM CLARO QUE NÃO SE TRATA DE ADOÇÃO. É temporário!!!!!! Esta modalidade de acolhimento é particularmente adequada àquelas crianças e adolescentes que o perfil indique que existe a possibilidade de retorno à família de origem, nuclear (própria família) ou extensa (parentes), ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção.

CONDIÇÕES DE ACOLHIMENTO?

Cada família pode acolher até 2 crianças exceto em casos de irmãos.

BOLSA AUXÍLIO

Cada família habilitada a participar do Serviço de Família Acolhedora receberá, para cobertura das despesas durante o acolhimento, uma “Bolsa auxilio” no valor mensal de 72% (setenta e dois) por cento do salário mínimo federal, por criança ou adolescente atendido, cujo valor será acrescido de 50% (cinquenta) por cento do valor do Bolsa auxilio, quando se tratar de criança ou adolescente com necessidades especiais e doenças graves.

QUEM PODE ACOLHER?

Para se cadastrar no serviço, as famílias voluntárias precisam atender aos seguintes pré-requisitos:

1) Morar em Jacarezinho;
2) Ter disponibilidade afetiva e emocional;
3) Haver concordância de todos os membros do núcleo familiar;
4) Não estar no Cadastro Nacional de Adoção;
5) Não possuir antecedentes criminais;
6) Habitabilidade em ser cuidador;
7) Comprovação de renda;
8) Todas as configurações familiares são aceitas.

Todas as famílias interessadas passarão por um processo de capacitação e também por estudo psicossocial feito pela Equipe Técnica do Serviço de Família Acolhedora. Essas etapas irão avaliar as motivações, disposição, desejo e habilidades do núcleo familiar para acolher.

Capacitação – As famílias participarão por entrevistas, capacitação inicial de seis encontros semanais, visitas domiciliares, supervisão individual ou em grupo e acompanhamento. Seja uma família acolhedora.

Quer saber mais?

Retire sua Ficha de Cadastro e tenha maiores Informações dos demais documentos necessários para realizar a inscrição:

Secretaria de Assistência Social de Jacarezinho
Avenida Getúlio Vargas nº 950 – Centro (Ao lado do CAT)

EQUIPE TÉCNICA

Trabalha para o retorno da criança ao convívio com a família de origem e se mantém em contato com as 2 famílias (acolhedora e de origem) o tempo todo desde o acolhimento até o desligamento que é um momento muito delicado e merece atenção.

Mylene – Assistente Social ou Mônica - Psicóloga.

As inscrições estarão abertas entre 8/7/2021 a 8/8/2021.

* As Famílias interessadas deverão comparecer à Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 950, Centro. Também poderão entrar em contato através do telefone: (43) 3911-3093 para mais informações.