Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 05/07/2021 16:03 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Aterro de Resíduos Sólidos começa a funcionar de acordo com a legislação

Empresa terceirizada iniciou a operação de nova célula de depósito

Aterro de Resíduos Sólidos começa a  funcionar de acordo com a legislação Nova célula será compactada diariamente
Homero Pavan

O antigo lixão da Prefeitura Municipal de Jacarezinho começou a operar de acordo com as normas ambientais na última sexta-feira (2). Com a nova célula construída, e a restauração dos lagos de contenção e sedimentação do chorume, o lixo passará a ser coberto, compactado e deixará de poluir o lençol freático (subsolo), pois a célula é protegida com uma manta impermeável que faz com que o chorume do lixo escoe por tubulações subterrâneas até os lagos.

Os serviços de manejo do Aterro estão a cargo da empresa Kurika Ambiental S/A, contratada emergencialmente por 60 dias, a fim de dar cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Município e o antigo IAP, hoje Instituto Água e Terra Paraná (IAT), em 21 de outubro de 2019. Entre as obrigações assumidas pelo Município para que possa obter o Licenciamento Ambiental e evitar multas e sanções, está a necessidade de compactação do lixo com equipamento próprio, e a proibição de acesso de pessoas ao local, inclusive catadores e recicladores.

“O tema se tornou polêmico nas redes sociais, uma vez que os críticos não entenderam que estamos oferecendo condições de sustento às famílias por meio da cooperativa de reciclagem. Vamos intensificar a coleta seletiva, a fim de aumentar a quantidade de materiais recicláveis para comercialização, além de cadastrar as famílias nos programas de Assistência Social. Não estamos deixando ninguém desamparado”, explica o prefeito Marcelo Palhares (PSD).

Para fazer frente às despesas com o aprimoramento do serviço de coleta de lixo e seletiva, manejo adequado do Aterro dentro das normas ambientais, o Município está discutindo no Legislativo a instituição de uma taxa. “O que estavam fazendo era, literalmente, varrendo o lixo pra baixo do tapete, empurrando o problema com a barriga. Fui eleito com a proposta de mudança, de fazer as coisas da forma correta, como é de se esperar de um município que tem liderança regional. E é isso que estamos fazendo, o que tem que ser feito”, adverte o Prefeito.

Dentro de algumas semanas Jacarezinho vai iniciar novos processos licitatórios para contratações em definitivo das empresas que ficarão responsáveis pela coleta do lixo, bem como a operação do Aterro Sanitário.

O TAC citado está disponível no site do Município na Internet, no endereço http://www.jacarezinho.pr.gov.br/uploads/noticia/arquivos/termo-de-ajuste-e-conduta.pdf.