O antigo lixão da Prefeitura Municipal de Jacarezinho começou a operar de acordo com as normas ambientais na última sexta-feira (2). Com a nova célula construída, e a restauração dos lagos de contenção e sedimentação do chorume, o lixo passará a ser coberto, compactado e deixará de poluir o lençol freático (subsolo), pois a célula é protegida com uma manta impermeável que faz com que o chorume do lixo escoe por tubulações subterrâneas até os lagos.
Os serviços de manejo do Aterro estão a cargo da empresa Kurika Ambiental S/A, contratada emergencialmente por 60 dias, a fim de dar cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Município e o antigo IAP, hoje Instituto Água e Terra Paraná (IAT), em 21 de outubro de 2019. Entre as obrigações assumidas pelo Município para que possa obter o Licenciamento Ambiental e evitar multas e sanções, está a necessidade de compactação do lixo com equipamento próprio, e a proibição de acesso de pessoas ao local, inclusive catadores e recicladores.
“O tema se tornou polêmico nas redes sociais, uma vez que os críticos não entenderam que estamos oferecendo condições de sustento às famílias por meio da cooperativa de reciclagem. Vamos intensificar a coleta seletiva, a fim de aumentar a quantidade de materiais recicláveis para comercialização, além de cadastrar as famílias nos programas de Assistência Social. Não estamos deixando ninguém desamparado”, explica o prefeito Marcelo Palhares (PSD).
Para fazer frente às despesas com o aprimoramento do serviço de coleta de lixo e seletiva, manejo adequado do Aterro dentro das normas ambientais, o Município está discutindo no Legislativo a instituição de uma taxa. “O que estavam fazendo era, literalmente, varrendo o lixo pra baixo do tapete, empurrando o problema com a barriga. Fui eleito com a proposta de mudança, de fazer as coisas da forma correta, como é de se esperar de um município que tem liderança regional. E é isso que estamos fazendo, o que tem que ser feito”, adverte o Prefeito.
Dentro de algumas semanas Jacarezinho vai iniciar novos processos licitatórios para contratações em definitivo das empresas que ficarão responsáveis pela coleta do lixo, bem como a operação do Aterro Sanitário.
O TAC citado está disponível no site do Município na Internet, no endereço http://www.jacarezinho.pr.gov.br/uploads/noticia/arquivos/termo-de-ajuste-e-conduta.pdf.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.