Reunião realizada nesta segunda-feira (21) deu início aos trabalhos de revisão do Plano Diretor Municipal -conjunto de leis que regulamentam toda a organização urbana do Município. Os serviços de levantamento de informações para a elaboração dos novos projetos de lei estão a cargo da empresa Rodraude Publica Eireli, contratada em maio deste ano, e que vai implantar também um sistema georreferenciado de informações (WebGeo).
O WebGeo é um sistema de geoprocessamento interativo que possui dados socioeconômicos e um mapa com imagens aéreas da área territorial de Jacarezinho, acessado pelo site da Prefeitura, que disponibiliza informações da cidade à população e permite a consulta de ruas, bairros, escolas, Unidades Básicas de Saúde, núcleos esportivos, equipamentos urbanos, número de domicílios por unidade administrativa (regiões), quantidade de habitantes e zoneamento.
A reunião desta segunda-feira marcou o início do Plano de Trabalho, dividido em 17 etapas até o encaminhamento das leis aprovadas, juntamente às documentações que fizeram parte do processo de revisão do PDM para o PARANACIDADE a fim de que Jacarezinho obtenha sua Certidão de Vigência.
O PDM e o WebGeo são ferramentas importantíssimas para o planejamento urbanístico, razão pela qual o engenheiro Wagner Bergamaschi, secretário municipal do Desenvolvimento Urbano, estve presente, ao lado dos secretários Jaílton Isac de Paula (Administração), Henry Willian Durval (Procuradoria Jurídica), José Antonio Costa (Planejamento), Fabiano Possetti Neia (Conservação Urbana), entre outros diretores de departamentos e servidores municipais.
O Plano de Trabalho foi apresentado pelo Gerente de Projetos da Rodraude, Hugo Riego, formado em Administração com especialização em Gestão Pública, que vai coordenar os trabalhos de levantamento de dados do município para elaboração dos cadernos que servirão como diagnóstico e parametrização das diretrizes que nortearam o plano diretor. “O PDM vai estruturar a visão técnica para os próximos 10 anos do município em relação às diretrizes urbanísticas, o que pode construir, onde, sistema viário, planejamento de obras, entre outras questões, razão pela qual é necessária ampla divulgação das audiências públicas a serem realizadas, com convite para todas as autoridades e pessoas que necessitam estar envolvidas no processo”, detalha Bergamaschi.
A primeira audiência pública será realizada na Câmara Municipal, com a presença do Ministério Público, associações profissionais, Associação Comercial, entre outra. Nessa audiência serão definidos os delegados e suplentes de cada câmara técnica do Plano Diretor Municipal. “O prefeito Marcelo Palhares foi eleito com a proposta de modernizar a administração pública municipal, e este é um dos projetos que darão a base para o crescimento ordenado da cidade”, lembra o secretário Jaílton, da Administração.
A Rodraude auxiliará ainda as revisões do Código Tributário Municipal e da Planta Genérica de Valores, utilizada para cálculos do Imposto Predial e Territorial Urbano. A próxima reunião do PDM será realizada dia 1.° de julho, às 14 horas, na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Jacarezinho.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.