Município recorre à Sanepar devido ao baixo nível dos poços artesianos
A falta de chuvas na região, especialmente em Jacarezinho, está sendo responsável pela diminuição do nível do lençol freático, e em alguns poços artesianos há dificuldade em abastecer as caixas d’água e caminhões pipa. É o que ocorre no Centro de Eventos José Antonio de Oliveira, de onde a Prefeitura tem retirado água já há alguns anos.
Para contornar o problema, que afeta inclusive a Zona Rural, os secretários Fúlvio Boberg (Gabinete) e Fabiano Posseti Neia (Conservação Urbana) estiveram no escritório da Sanepar em Santo Antonio da Platina, na última quinta-feira (13). Eles solicitaram ao Gerente Regional, Víctor Pereira Romano, o fornecimento de água para abastecimento de propriedades rurais dedicadas à horticultura e pecuária.
“Estamos com dificuldades e enquanto não chove estamos nos empenhando em ajudar o produtor rural. Nosso caminhão pipa faz o transporte, mas precisamos da Sanepar como fonte de abastecimento”, relata Fabiano. “É importante que a população economize água, pois a crise hídrica é grave”, adverte o secretário.
Para se ter uma ideia, em 2018 choveu 663mm no primeiro quadrimestre. Em 2019, 552mm e em 2020 apenas 405mm. Em 2021 o número subiu para 473mm, mas a maior parte, 304mm, no mês de janeiro. Em abril deste ano não choveu. Os números são da Canapar.
Jacarezinho possui apenas um caminhão pipa, e está providenciando a aquisição de mais um. “Estamos enfrentando o problema, mas é preciso que todos colaborem”, finaliza Fabiano.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.