Em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (dia 7), a diretora geral de Gestão em Saúde, Milene Pires de Moraes Vieira, apresentou o plano de vacinação contra a Covid-19 que passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (dia 10).
Segundo informou, todos os portadores de Síndrome de Down, o primeiro grupo a ser vacinado, serão atendidos na segunda-feira, dia 10. Esse grupo receberá a aplicação da vacina na Escola de Educação Especial Maria de Nazaré – APAE.
Pessoas com doenças renais crônicas em diálise, o segundo grupo a ser vacinado, terá que se dirigir a Santo Antônio da Platina, uma vez que o Ministério da Saúde determina que essas pessoas sejam vacinados em hospital ou clínica especializada.
Gestantes e puérperas com comorbidades – o grupo Gestante de Alto Risco, que já são acompanhadas pelo Cisnorpi, serão contatadas pela equipe da Saúde, que agendará a vacinação individualmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Gestantes que fazem acompanhamento no serviço privado deverão apresentar uma carta do médico atestando as comorbidades – o modelo da declaração do médico especialista está disponível no site da Prefeitura.
Puérperas de alto risco (puérperas são as mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), serão vacinadas a partir dia 11 (terça-feira).
Todos os pacientes com deficiência permanente, da faixa etária entre 55 a 59 anos, serão contatados de acordo com o cadastro BPC ou outro documento que comprove essa deficiência. Essas pessoas serão localizadas em ação conjunta entre as secretarias de Saúde e de Assistência Social a partir de segunda-feira, e serão vacinadas dos CRAS do Aeroporto e da Vila São Pedro.
Pessoas com comorbidades que não estão nesses grupos citados serão vacinadas de forma escalonada, iniciando pela faixa etária de 55 a 59 anos.
Dois critérios de comprovação foram estabelecidos para priorizar a vacinação: para todos os pacientes que recebem acompanhamento médico nas UBS a comprovação da comorbidade será o prontuário do paciente. Quem não faz o acompanhamento na UBS, deverá apresentar um atestado assinado pelo médico – de acordo com modelo existente no site da Prefeitura (link), da mesma forma que pacientes da Unimed por médicos cooperados, obrigatoriamente feita pelo especialista, com documentos complementares que comprovem a comorbidade (exames).
Os critérios criados, em conjunto com a 19.a Regional de Saúde, são necessários porque não há vacina para todos neste momento, então foi a forma construída para priorizar os casos mais imediatos.
Todos serão vacinados de acordo com a quantidade de vacinas disponíveis.
Modelo do Atestado está disponível abaixo.
Assista o vídeo no Facebook clicando aqui.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.