Publicado em: 30/11/2016 10:16 | Autor: Gabinete

4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais

Maringá, que sediou nesta semana, dias 24 e 25 de novembro, a quarta edição do Congresso Paranaense de Cidades Digitais. Na Unicesumar, prefeitos, gestores e vereadores se reuniram durante dois dias para tratar das Tecnologias da Informação e Comunicação na administração pública e como as ações no setor podem impulsionar o desenvolvimento socioeconômico. Representantes de mais de 150 localidades se inscreveram, o encontro que teve a participação de diversas autoridades, como o diretor do Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Américo Bernardes, o diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS), do Ministério da Saúde, dr. Joaquim Costa Júnior, e o coordenador de Ciência e Tecnologia do Paraná, Evandro Razzoto.

Neste Congresso o Prefeito Dr. Sergio Eduardo E. de Faria, recebeu o Prêmio “Prefeito Inovador”, no qual é concedido aos prefeitos que investiram e incentivaram o uso da Tecnologia da Informação, para que a administração possa atender melhor a população.

O diretor da RCD explica que o título é entregue para aqueles que se destacaram na construção de processos de Cidade Digital, pelo estímulo à inclusão digital e à implantação de política pública municipal, visando o desenvolvimento econômico e social por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. Para tal certificação, a Rede Cidade Digital (RCD) realiza uma pesquisa para identificar as principais iniciativas presentes no Estado. Além do levantamento junto às Prefeituras, os eventos regionais promovidos pela RCD aliado ao Mapa das Cidades Digitais, fomentado pela iniciativa, servem de subsídios para nomear os Prefeitos Inovadores. Marinho destaca que o objetivo foi reconhecer, em meio às discussões do Congresso, “as localidades que estão conectadas, evidenciando os gestores visionários, modernos e precursores neste processo de desenvolvimento”.