O município de Jacarezinho vem encontrando muitas dificuldades em preencher as vagas existentes nas Unidades Básicas de Saúde na área de médico. Somente no último ano a situação se agravou com o pedido de demissão de seis médicos do Programa Saúde da Família (PSF). A situação é semelhante em outros da região.
O principal motivo do afastamento dos profissionais é a dificuldade em se adaptar ao regime de carga horária semanal de 40 horas ou oito horas diárias de trabalho por dia útil. Segundo o Secretário Municipal de Saúde Geraldo Luiz Romão na última semana foi encaminhado ao Poder Legislativo um Projeto de Lei que propõe alterações na jornada de trabalho.
Segundo o texto será reduzida para trinta horas semanais e melhorando a remuneração conforme solicitação do prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio. "Os salários iniciais estarão próximos a R$ 10 mil, mais adicional de insalubridade, férias, 13º salário e fundo de garantia. Isto, aliado à redução da carga horária, proporcionará uma elevação substancial do salário dos médicos e, conforme se espera, deverá ser capaz de atrair profissionais em número suficiente para preencher as vagas existentes no quadro", argumenta.
A elaboração do projeto demorou um pouco pela necessidade de um estudo aprofundado, inclusive com a colaboração de outras Secretarias. Geraldo Romão acredita, porém, que a Câmara Municipal será mais ágil e que os vereadores apreciarão a matéria em tempo recorde, contribuindo, assim para a solução de um problema que angustia a nossa população.
Uma vez aprovado o projeto de Lei pela Câmara e sancionado pelo Prefeito, a Secretaria da Saúde dará andamento ao Edital de Contratação Temporária de profissionais médicos pelo prazo máximo previsto legalmente - que é de um ano prorrogável por mais um - enquanto se prepara a realização de concurso público para contratação de pessoal o que deverá acontecer no segundo semestre. A Secretaria Municipal de Administração já está trabalhando neste sentido.
O prefeito de Jacarezinho destacou no último sábado durante seu programa de rádio semanal que o programa "Mais Médico" tem auxiliado o município devido a contratação de quatro cubanos. "Eles têm feito o trabalho diário nas unidades básicas e esperamos que nesta contração possamos sanar este problema crônico dos últimos meses", finaliza Dr. Sérgio.