Publicado em: 04/05/2015 16:02 | Autor: Marcos Junior

Campanha de Vacinação é aberta no Asilo em Jacarezinho

O Departamento Municipal de Epidemiologia de Jacarezinho lançou na tarde desta segunda-feira, 4, a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Com o slogan "Quem lembra da vacina se protege da gripe" ela acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde até o dia 22 de maio, sendo que 9 de maio será o dia da mobilização nacional.

O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, destacou a importância do ato e que o município vem superando a meta de vacinação nos dois últimos anos. "Este é um trabalho exemplar que a equipe vem fazendo. Parabenizo a todos que participaram efetivamente nesta campanha e também é importante que a comunidade do público alvo vá até os postos", explica.

Segundo a diretora do departamento Suelene Manfré a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. E de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.  "A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto a boca, aos olhos e ao nariz", argumenta

O Secretário Municipal de Saúde Geraldo Luiz Romão conta que os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento medico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte.

O PÚBLICO-ALVO

Veja quem poderá receber gratuitamente a vacina contra a gripe, que protege contra três subtipos do vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B).

• Crianças de seis meses a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
  • Idosos (a partir de 60 anos)
  • Gestantes
  • Puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias)
  • Indígenas aldeados
  • Profissionais de saúde
  • Doentes crônicos sob recomendação médica
  • População privada de liberdade e funcionários que atendem essa poulação.

A meta total é vacinar 11.925 pessoas que fazem parte do grupo prioritário.

• Crianças de 6 meses a < 2 anos = 846
  • Crianças de 2 a 4 anos = 1.586