Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

 

Publicado em: 10/03/2015 15:30 | Autor: Heloísa Miguel - ASSESSORIA DUKE

Projeto com produtores rurais de Jacarezinho recebe prêmio


Whatsapp

 

 

Um projeto em desenvolvimento pela Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi) / Instituto Federal do Paraná (IFPR) tem como proposta melhorar a geração de renda de pequenos produtores rurais de Jacarezinho. De acordo com a professora do curso de Direito Ambiental da instituição, Lucyellen Roberta Dias Garcia, o trabalho visa estimular a secagem de frutas, legumes e hortaliças utilizando a luz solar. O projeto foi um dos vencedores da 2ª edição do Prêmio Duke Energy - Energia da Inovação, que contemplou outras duas ações. A universidade recebeu um prêmio no valor de R$ 50 mil para colocar o plano em operação.

A premiação ocorreu em cerimônia realizada na última quinta-feira, na sede administrativa da empresa, na capital paulista. Além dos representantes das três instituições vencedoras e do Programa Universidade Solidária (UniSol) - parceiro na iniciativa -, o evento contou com a presença do presidente da Duke Energy Brasil, Armando Henriques, que reforçou o caráter integrador do prêmio, que reúne a iniciativa privada, instituição de ensino superior e comunidades na identificação de oportunidade de capacitação e geração de renda ao longo do Rio Paranapanema.

Junto do aporte financeiro da Duke Energy, a UniSol também promove o acompanhamento e suporte técnico por 12 meses, durante o processo de implantação e desenvolvimento do projeto.

Conforme a docente, o projeto contempla 18 famílias de agricultores residentes em uma comunidade rural em Jacarezinho. Ela explica que com o projeto, os produtores devem aplicar a técnica do secador solar para desidratar frutas, legumes e hortaliças, melhorando a renda com a venda dos produtos. "Nesta comunidade há uma forte produção de tomate e maracujá. Então vamos ajuda-los a economizar com o uso da energia solar para alimentos desidratados como tomates secos, farinha de maracujá, entre outros derivados", detalha.

Para Garcia, o Prêmio Duke Energy - Energia da Inovação veio ao encontro das necessidades do projeto, que é justamente o aporte financeiro, apoio técnico para fortalecer os trabalhos de extensão universitária e beneficiar diretamente as comunidades inseridas nas ações.

Além da professora Lucyellen Garcia, o projeto com os produtores rurais de Jacarezinho envolve a diretora da Fanorpi, Maria das Graças Ferreira de Campos Zurlo, e alunos de diversos cursos da instituição.