Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 09/01/2015 11:31 | Autor: Jivago França

UADAF irá melhorar agricultura familiar em Jacarezinho

Jivago França

A Unidade de Apoio a Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UADAF) que está em fase de construção na Vila Rosa em Jacarezinho deverá melhorar a agricultura familiar no município. A unidade está sendo construída na Rua Otaviano Tonet, 683, próximo à BR-153, ao lado da Agrojac (Associação Agropecuária de Jacarezinho), local de fácil acesso as famílias participantes do programa.

A unidade será instalada em Jacarezinho em uma parceria da Prefeitura Municipal com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome. A obra tem o valor de R$ 459.200 mil sendo R$ 450 mil de repasse da União e a contrapartida de R$ 9.200 do poder público municipal. A obra que terá o tamanho final de 220,47 m² deve ser finalizada no segundo semestre de 2015 e já entrar em atividade. A previsão é de que toneladas de alimentos sejam distribuídas durante o ano, beneficiando, principalmente, todos os alunos da rede escolar no município e mais 22 entidades cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Um dos objetivos da instalação da unidade em Jacarezinho é criar um ponto de referência para entrega dos produtos da agricultura familiar e promover maior facilidade de entrega, recebimento e processamento dos produtos adquiridos pelos Programas de Aquisição de Alimentos estaduais e municipais (PAA e PNAE). “A UADAF irá proporcionar espaço físico adequado para que os produtores da agricultura familiar possam encontrar as condições necessárias para aquisição de novos conhecimentos por meio de cursos de capacitação e trocas de experiências bem como entrar em contato direto e permanente com a assistência técnica”, salientou o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, João Paulo Carretero.

Ainda segundo o secretário, a UADAF na cidade irá potencializar a comercialização municipal e regional dos produtos em um espaço próprio para que os produtos produzidos na região possam ser adquiridos pelas demais cidades e aumentar a variedade de produtos, além de enriquecer o cardápio da alimentação fornecida pelas escolas.

Na UADAF de Jacarezinho os gêneros alimentícios passaram pelas etapas de triagem, higienização, separação, processamento (opcional) e acondicionamento, e só então são distribuídos, sendo destinados ao abastecimento da rede municipal de ensino, além de outros programas sociais geridos pelo poder público.

Com a instalação da UADAF em Jacarezinho, segundo o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, João Paulo Carretero, haverá a geração de pelo menos mais quatro empregos diretos e outros indiretos. “Só temos a ganhar com a instalação desta unidade de apoio na cidade, pois no Paraná somente existem em seis municípios dos 399 e nós fomos contemplados. Isto é uma vitória para toda população não só da cidade, mas de toda região”, destacou o prefeito municipal, Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio (Democratas). No Brasil são 95 unidades de apoio à agricultura familiar. A UADAF é coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com as demais secretarias municipais envolvidas no projeto.

Agricultores

Ao todo o município tem 43 agricultores familiares cadastrados que cultivam em suas propriedades os produtos destinados semanalmente às escolas da cidade. Por Jacarezinho o programa PNAE atende 10 Escolas Municipais de Ensino Fundamental e 11 Escolas Municipais de Ensino Infantil, além de 10 escolas do sistema estadual de ensino e uma no município vizinho de Barra do Jacaré. No total são atendidos 3.913 alunos das escolas estaduais e 4.600 da rede municipal de ensino.

Dentre os alimentos contemplados estão hortaliças e temperos (alface, almeirão, rúcula, alho, etc.) numa média de 114 kg, também tubérculos e legumes (cenoura, beterraba, tomate pepino e abobrinha, etc.) num total de 367 kg, além de frutas e leite num total de 552 kg e 1000 litros respectivamente entregues semanalmente.

UADAF

As unidades têm como objetivo auxiliar o desenvolvimento de atividades de distribuição dos gêneros alimentícios da agricultura familiar (AF) e de apoio à comercialização direta da produção de alimentos da AF nos mercados locais e regionais. Tudo com foco no desenvolvimento de projetos de inclusão social e produtiva e o fortalecimento de sistemas agroalimentares de base agrocológica e solidária.