Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 12/11/2014 11:27 | Autor: Jivago França

Alunos da rede municipal recebem instruções sobre cuidados com os animais

Jacarezinho – Os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) de Jacarezinho estão recebendo já alguns dias visitas da médica veterinária Thereza Cristina Duque e da bióloga Suélen Silva de Oliveira Trindade, voluntárias da ONG Bicharedo, que passam instruções sobre os cuidados com os animais domésticos. Nesta manhã de quarta-feira (12), os alunos da EMEF Professora Ruth Pimentel Rocha na Vila Rosa participaram da palestra na própria escola.

Durante os encontros, as profissionais que fazem um trabalho voluntário na Organização Não Governamental (ONG) Bicharedo de Jacarezinho, palestram sobre gatos e cães e falam sobre as necessidades e cuidados. Também é passado para as crianças um pequeno filme sobre a vida do cão “Fulaninho” que é abandonado duas vezes, o que ocorre com a maioria dos animais domésticos encontrados nas ruas.

Thereza explica que o objetivo principal do projeto é ensinar as crianças e criar nelas o sentimento de compaixão. “Eles precisam saber da posse responsável, pois no caso uma criança de 10 anos adotar um cachorro, ela deve saber que ele vive em média 15 anos e assim ela terá que cuidar do cão até seus 25 anos, sem poder abandoná-lo por motivo algum no futuro e lhe proporcionar bem estar e saúde, além é claro de carinho”, disse a veterinária.

Durante a palestra as profissionais ainda falam sobre a castração e seus benefícios para os animais. Nos cachorros machos, a castração reduz tumores na próstata e testículos e nas fêmeas, reduz câncer de mama e útero, além é claro de evitar novos filhotes e abandonos futuros. “Devemos conscientizar as crianças que desde pequenos precisam ter responsabilidade com os animais”, destacou Thereza.

Para a professora Ana Nery, o projeto é excelente, pois ensina as crianças que elas só devem adotar um cachorro se tiverem condições de criar até o fim da vida deles. “Tem que adotar um cão ou um gato quando tem possibilidade de criar, não apenas porque gosta de animais. Eles são como uma criança que precisam de cuidados. Os alunos tem que aprender que tem primeiro que  ter condições para depois sim pegar um animal de estimação”, destacou a professora.

O projeto de palestras é uma parceria da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e a Organização Não Governamental (ONG) Bicharedo.