Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 10/11/2014 13:00 | Autor: Marcos Junior

Dr. Sérgio entrega kit de inseminação artificial

O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, Dr. Sérgio, entregou um kit de inseminação artificial para representantes do Assentamento Companheiro Keno na última semana. São 110 doses de semens de touro holandês, jersey e girolando.

"Esta é uma emenda do deputado federal Dr. Rosinha. A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura tem um projeto que beneficia aos pequenos produtores rurais. Agora o assentamento terá um kit para atender a esta situação na localidade e fazendas próximas", enfatiza o prefeito Dr. Sérgio.

Na unidade entregue pelo prefeito, além do sêmen vem aplicador, cortador, pinça, botijão de nitrogênio, luva, bainha e maleta. O Secretário Municipal de Agricultura João Paulo Carretero ressalta que a intenção é expandir esta entrega de kit. "Queremos distribuir um para cada bairro rural de nossa cidade. Assim o produtor tem um melhoramento no seu rebanho e na produção de leite, podendo ter uma renda maior", analisa.

Programa Municipal

A Prefeitura de Jacarezinho mantém o Programa de Inseminação Artificial (PIA) para os pequenos produtores rurais do município. Nele inclui-se assistência técnica. Estima-se que no município há mais de 530 propriedades rurais de agricultura familiar resultando em mais de 2.300 cabeças lactação. "Segundo dados da EMATER, isto gera uma produção de aproximadamente 25 mil litros de leite", complementa a veterinária Michelle.

O intuito do programa é melhorar geneticamente o rebanho e o controle sanitário e reprodutivo. Ao produtor o único custo é a dose de sêmen e ele necessita apenas se utilizar de mão de obra familiar e fazer exames de tuberculose e brucelose regularmente. Os interessados podem entrar em contato com o Departamento de Assistência Técnica (com Márcio ou Michelle) pelo telefone (43) 3911-3136.